Quem trabalha em uma dessas 7 profissões consegue se aposentar com 55 anos

SALESóPOLIS, SP — Algumas profissões permitem que a aposentadoria seja antecipada para os 55 anos. Descubra quem tem esse direito e como funciona o processo.

aposentadoria
Quem trabalha em uma dessas 10 profissões consegue se aposentar com 55 anos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A aposentadoria especial é destinada a profissões com condições de trabalho insalubres ou perigosas. Essas atividades apresentam riscos à saúde ou à segurança, justificando a aposentadoria antecipada.

Quais profissões dão direito a aposentadoria aos 55 anos?

  1. Britador;
  2. Carregador de Rochas;
  3. Cavoqueiro;
  4. Choqueiro;
  5. Mineiros no subsolo;
  6. Operador de britadeira de rocha subterrânea;
  7. Perfurador de Rochas em Cavernas.

Como funciona a aposentadoria especial?

Para se aposentar aos 55 anos, é necessário comprovar a exposição a agentes nocivos e condições insalubres ou perigosas. Os documentos, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), são essenciais.

Exigências para quem começou a trabalhar antes da reforma da Previdência 

  • 15 anos de atividade especial + 66 pontos, em caso de risco alto.

Neste caso não há idade mínima. Os pontos são o resultado da soma da idade + o tempo de atividade de risco do trabalhador.

Exigências para quem começou a trabalhar depois da reforma de nov./2019

  • 15 anos de atividade especial + 55 anos de idade, em caso de risco alto.

Quais são as vantagens da aposentadoria especial?

A vantagem principal é a aposentadoria antecipada, sem o fator previdenciário, que poderia reduzir o valor do benefício. Ela assegura uma qualidade de vida melhor após anos de trabalho em ambientes adversos.

Se você atua em uma dessas profissões, mantenha-se informado sobre seus direitos e garanta que seus documentos estejam atualizados para o momento da solicitação.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com