SALESóPOLIS, SP — Algumas profissões permitem que a aposentadoria seja antecipada para os 55 anos. Descubra quem tem esse direito e como funciona o processo.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A aposentadoria especial é destinada a profissões com condições de trabalho insalubres ou perigosas. Essas atividades apresentam riscos à saúde ou à segurança, justificando a aposentadoria antecipada.
Quais profissões dão direito a aposentadoria aos 55 anos?
- Britador;
- Carregador de Rochas;
- Cavoqueiro;
- Choqueiro;
- Mineiros no subsolo;
- Operador de britadeira de rocha subterrânea;
- Perfurador de Rochas em Cavernas.
Como funciona a aposentadoria especial?
Para se aposentar aos 55 anos, é necessário comprovar a exposição a agentes nocivos e condições insalubres ou perigosas. Os documentos, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), são essenciais.
Exigências para quem começou a trabalhar antes da reforma da Previdência
- 15 anos de atividade especial + 66 pontos, em caso de risco alto.
Neste caso não há idade mínima. Os pontos são o resultado da soma da idade + o tempo de atividade de risco do trabalhador.
Exigências para quem começou a trabalhar depois da reforma de nov./2019
- 15 anos de atividade especial + 55 anos de idade, em caso de risco alto.
Quais são as vantagens da aposentadoria especial?
A vantagem principal é a aposentadoria antecipada, sem o fator previdenciário, que poderia reduzir o valor do benefício. Ela assegura uma qualidade de vida melhor após anos de trabalho em ambientes adversos.
Se você atua em uma dessas profissões, mantenha-se informado sobre seus direitos e garanta que seus documentos estejam atualizados para o momento da solicitação.