Prouni 2025.2: Veja como concorrer a mais de 211 mil bolsas de estudos

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Prouni 2025.2 já está disponibilizando mais de 211 mil bolsas de estudos para estudantes em todo o Brasil. Quer começar a faculdade com uma bolsa de estudos? Saiba como participar e os requisitos essenciais do programa. 

Prouni 2025.2: Veja como concorrer a mais de 211 mil bolsas de estudos
(Imagem: FDR)

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que visa ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo bolsas de estudos integrais e parciais em universidades privadas. O Prouni 2025.2 é a mais recente edição do programa e traz inúmeras oportunidades para os estudantes.

Como se inscrever no Prouni 2025.2?

Para concorrer às bolsas do Prouni 2025.2, siga estas etapas:

  1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior , 
  2. Pesquisar Bolsas Disponíveis: Confira as universidades e cursos de ensino superior que estão oferecendo bolsas através do programa.
  3. Verificar Requisitos: É necessário ter feito o Enem em edições anteriores, com nota mínima de 450 pontos. Além disso, comprove renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais e até um salário mínimo e meio para bolsas integrais.
  4. Cadastro no Portal Oficial: Realize sua inscrição no portal oficial do Prouni. Tenha documentos pessoais e comprovantes à disposição durante o processo.

Quais são os critérios de seleção para o Prouni 2025.2?

Os estudantes devem, segundo o MEC, atender  a pelo menos um dos critérios abaixo:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública; 

  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 

  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 

  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição; 

  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; 

  • ser pessoa com deficiência na forma prevista na legislação; 

  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos. 

Participar do Prouni 2025.2 é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior sem se preocupar com despesas de mensalidade. Com dedicação e planejamento, suas chances de conseguir uma bolsa aumentarão significativamente.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.