Recentemente, a pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint foi suspensa no Brasil. A decisão que partiu da Anvisa, veio após mais de 1.200 queixas de reações adversas de consumidores. Entre elas estão, por exemplo ardência, aftas e inchaço nos lábios.
O caso gerou grande preocupação, e fez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prolongar a suspensão da fabricação do produto. Nesse momento, é por tempo indeterminado.
Suspensão da fabricação da pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint
A Colgate-Palmolive anunciou, em março de 2025, a suspensão da fabricação do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint.
A decisão veio logo após a Anvisa receber mais de 1.200 reclamações de consumidores que alegaram reações alérgicas graves.
Entre os sintomas reportados estavam ardência na boca, aftas e inchaço nos lábios. Além disso, algumas pessoas relataram dificuldades para falar ou engolir.
Inicialmente, a suspensão foi de 90 dias, mas, diante do aumento das queixas, a Anvisa decidiu prorrogar a suspensão. No momento, o órgão investiga as causas das reações adversas.
Investigação sobre a fórmula da pasta de dente
Uma das principais hipóteses levantadas sobre as causas das reações adversas é a mudança na fórmula do creme dental.
Afinal, a Colgate substituiu o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho na composição do produto.
Além disso, outras variantes da linha Colgate Total, como a versão com Carvão Ativado, também começaram a gerar dúvidas. Isso porque alguns relatos indicam que os sintomas adversos se repetiram com esses produtos.
O que fazer caso tenha sido afetado?
Sentiu algumas das reações adversas pelo uso do creme dental suspenso? A princípio, a Colgate-Palmolive oferece opções de reembolso para os consumidores.
Aqueles que precisaram de tratamento médico para os sintomas do uso do produto podem solicitar o reembolso de gastos médicos.
Assim, é possível pedir o reembolso diretamente ao Procon-SP ou por meio da via judicial, caso se sinta lesado com danos morais.
Qual foi a resposta da Colgate-Palmolive?
A Colgate-Palmolive, por meio de um comunicado oficial, afirmou que seus produtos atendem às normativas internacionais de segurança. Contudo, estes casos individuais estão sendo cuidadosamente analisados.
De todo modo, a empresa ainda defende que a nova linha de produtos é resultado de uma década de pesquisas. Mesmo com a suspensão, a Colgate enfatiza que está comprometida com a qualidade e segurança de seus produtos.
Como entrar em contato com a Colgate
Se você tem mais dúvidas ou precisa de mais informações sobre os produtos da marca, a Colgate-Palmolive disponibiliza um canal de atendimento ao consumidor. O telefone 0800-703-7722 está à disposição para esclarecimentos, assim como o site oficial da empresa.