Miniaturas f1 McDonald’s causam polêmica e empresa se pronuncia

O lançamento das miniaturas inspiradas no filme “F1” pelo McDonald’s causou grande repercussão entre os consumidores brasileiros, gerando uma verdadeira polêmica.

Isso porque, a ação promocional, que visava atrair fãs de carros e da franquia, acabou esgotando rapidamente.

Mas o que agravou a situação, foi a criação de um mercado paralelo de vendas das miniaturas, a preços muito mais elevados. E o que o McDonald’s disse? Vamos ver!


Lançamento e Esgotamento Rápido

O McDonald’s anunciou com grande entusiasmo a chegada das miniaturas do filme “F1” em edição limitada, com duas opções de carrinhos.

Uma delas representava as cores da marca McDonald’s e a outra fazia referência à equipe fictícia APXGP.

No entanto, a alta demanda fez com que as unidades se esgotassem em tempo recorde. Muitos consumidores não conseguiram garantir as miniaturas por conta da rapidez com que o estoque foi consumido.

Carrinho do McDonald's com escrito de "Esgotado" na tela
Imagem: Reprodução/Edição ─ FDR

Revenda a preços elevados

A situação se agravou, no entanto, quando as miniaturas começaram a ser revendidas em mercados paralelos por preços absurdamente mais altos.

Embora o valor original de cada miniatura fosse de R$ 74,90, pessoas começaram a oferecer as peças por valores que variavam entre R$ 200 e R$ 500.

Essa revenda gerou revolta entre os consumidores. Afinal, o que era para ser uma simples lembrança promocional, se tornou um produto de luxo.


O que o McDonald’s disse sobre o caso?

A assessoria de imprensa do McDonald’s se pronunciou sobre o caso, lamentando que nem todos os clientes conseguissem adquirir as miniaturas. Segundo a empresa:

“A companhia lamenta que nem todos tenham conseguido as miniaturas exclusivas do McMenu F1® — O Filme. A procura foi muito acima da quantidade de unidades disponíveis, o que ocasionou o esgotamento antes do previsto, já que tratou-se de uma edição limitada. Seguimos atentos aos desejos de nossos clientes para os próximos lançamentos.”

Falta de Limitação nas Compras

Outro fator que agravou a situação foi a ausência de restrições na quantidade de miniaturas que um cliente poderia comprar.

Isso permitiu que algumas pessoas adquirissem grandes quantidades. Isso levou ao esgotamento precoce, favorecendo o mercado paralelo de revenda.

Muitos consumidores sentiram que essa falta de controle prejudicou a experiência da promoção, que deveria ser mais democrática e acessível.


Ações promocionais em São Paulo

Além da distribuição das miniaturas, o McDonald’s também promoveu ações especiais em São Paulo para divulgar o filme “F1”.

Entre as atrações estavam a decoração do restaurante Méqui 1000, localizado na Avenida Paulista. Ele apareceu com elementos temáticos do filme, e a instalação de um simulador de corrida no restaurante da Rua Henrique Schaumann.

Essas ações, porém, não conseguiram atenuar a insatisfação gerada pela polêmica das miniaturas esgotadas.

O que podemos aprender com a polêmica?

A polêmica gerada pela ação promocional do McDonald’s levanta questões sobre planejamento e logística em ações de marketing.

Afinal, a falta de limitação nas compras e o esgotamento rápido do estoque criaram um ambiente propício para a revenda a preços abusivos.

De todo modo, para futuras promoções, o McDonald’s pode aprender com os erros atuais.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.