PIS/PASEP não habilitado? Descubra como corrigir seus dados e garantir o abono salarial!

SALESóPOLIS, SP — Você sabia que seu PIS/PASEP pode estar marcado como “não habilitado”? Esse erro pode impedir que você receba o abono salarial, um benefício essencial para trabalhadores de diversas categorias.

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PIS/PASEP não habilitado? Descubra como corrigir seus dados e garantir o abono salarial!
(Montagem/I.A/FDR)

Descubra agora o que pode estar acontecendo com o seu PIS/PASEP e como corrigir a situação para garantir o seu direito!

O que significa “não habilitado” no PIS/PASEP?

Quando o seu PIS/PASEP está marcado como “não habilitado”, significa que o sistema da Caixa Econômica Federal não reconhece você como elegível para o abono salarial.

Isso pode ocorrer por dados incorretos ou desatualizados, como nome, data de nascimento ou CPF.

Esse erro é mais comum entre trabalhadores que não atualizaram suas informações no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ou que passaram por mudanças de nome ou outros ajustes não registrados.

Como corrigir os dados do PIS/PASEP?

Veja como corrigir os dados do seu PIS/PASEP e garantir o recebimento do abono salarial:

  1. Verifique suas informações: A primeira coisa a fazer é checar se seus dados pessoais estão atualizados, como nome completo, número do CPF e data de nascimento. Muitas vezes, o erro ocorre porque o nome ou CPF foi digitado de forma incorreta ou a data de nascimento está errada.

  2. Atualize seu CPF: Se houver divergências em seus dados, é essencial que você atualize o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na Receita Federal. A atualização pode ser feita facilmente pelo site da Receita Federal, sem necessidade de ir a um posto de atendimento.

  3. Consulte o PIS/PASEP na Caixa: Após a atualização do CPF, acesse o site da Caixa Econômica Federal para consultar a situação do seu PIS/PASEP. Caso o problema persista, entre em contato com a Caixa para fazer a correção.

  4. Prepare a documentação: Tenha em mãos os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de residência, para realizar as correções nas agências da Caixa, caso seja necessário.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Tem direito ao abono salarial quem atende aos seguintes critérios:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos.
  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês no ano anterior.
  • Ter trabalhado com carteira assinada ou como servidor público, pelo mínimo de 30 dias, no ano-base do abono salarial.

Essas são as condições básicas para ter acesso ao benefício. Se você se enquadra nessas regras, mas ainda assim está com o PIS/PASEP marcado como “não habilitado”, a correção dos seus dados é essencial.

Como acompanhar o pagamento do Abono Salarial?

Após corrigir seus dados, acompanhe o pagamento do abono salarial pelo site da Caixa ou no aplicativo Caixa Trabalhador, no caso dos trabalhadores da rede privada.  

E usando o site do Banco do Brasil ou App BB PASEP para os servidores públicos que recebem nesta instituição. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com