Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado uma transformação no setor de infraestrutura rodoviária. Embora o asfalto ainda seja a principal escolha para pavimentação, o concreto está ganhando terreno ─ literalmente.
O movimento não se trata apenas de uma tendência, mas de uma verdadeira revolução. Afinal, o concreto, com sua durabilidade e benefícios ambientais, está mostrando ser uma alternativa vantajosa.
Ao que tudo indica, ele pode impactar positivamente a infraestrutura rodoviária no Brasil nos próximos anos.
O concreto ganha espaço no Brasil?
O concreto está começando a se consolidar como a principal alternativa ao asfalto nas rodovias brasileiras.
Hoje, o asfalto ainda cobre cerca de 12,3% das rodovias pavimentadas. Contudo, estudos indicam que a utilização de concreto nas rodovias do Brasil pode dobrar nos próximos 10 anos.
Concreto vs. Asfalto: o que faz o concreto se destacar?
Durabilidade e Economia: o pavimento de concreto pode durar até 30 anos. O asfalto exige manutenção constante, com recapeamento a cada 8 a 10 anos.
Isso representa uma economia substancial ao longo do tempo, considerando o custo total de implementação e manutenção.
Aliás, o concreto é até 40% mais econômico do que o asfalto ao longo de sua vida útil. Então, ele se torna uma opção atraente para os governantes que buscam otimizar os gastos públicos com infraestrutura.
Benefícios Ambientais: além de ser mais durável, o concreto oferece vantagens ambientais significativas.
O concreto reflete uma maior quantidade de radiação solar, o que contribui para a redução da temperatura das vias.
Além disso, a utilização de materiais reciclados na composição do concreto reduz ainda mais a emissão de gases de efeito estufa. Estes aspectos o tornam uma escolha mais sustentável para o futuro.
Maior Aderência e Segurança: o pavimento de concreto também oferece maior aderência. De fato, este é um fato importante, sobretudo em condições climáticas adversas, como chuva, reduzindo o risco de acidentes.
Exemplos de sucesso: Paraná e Santa Catarina
Alguns estados brasileiros já estão se destacando pelo uso do concreto nas suas rodovias. Paraná, por exemplo, já construiu cerca de 340 km de rodovias com concreto, incluindo trechos importantes da SC-160 e PRC-280.
Em Santa Catarina, iniciativas de capacitação técnica têm sido realizadas para garantir a qualidade das obras com pavimento rígido.
A adoção do concreto é fundamental para melhorar a qualidade das rodovias. Ao mesmo tempo, cria um impacto positivo na economia local, com mais empregos gerados pela construção e manutenção dessas estradas.