VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Sem dúvidas a era da modernização das máquinas está aos poucos chegando. Isso tem feito muita gente se preocupar com o mercado de trabalho pos-IA e a possibilidade de que o ser humano seja substituído. Contudo, existem algumas habilidades humanas que ainda não podem ser substituída pelas máquinas, confira.

pode substituir em 2025
Imagem gerada por IA
Com tantas novidades e modernidades, até o mercado de trabalho pós-IA pode ser diferente nos próximos anos. As Inteligências Artificiais podem trazer bastante praticidade para o dia a dia. Por outro lado, a possibilidade de substituição de atividades humanas preocupa.
Apesar de todo o avanço das tecnologias existem algumas habilidades que não podem ser substituídas pelas máquinas, pelo menos não ainda, confira.
Mercado de trabalho pós-IA e as habilidades humanas
A lista foi elaborada pela Forbes apresentando as habilidades tipicamente humanas, confira:
Pensamento Crítico
São tantas informações, novidades e mudanças que o individuo precisa conseguir fazer a distinção entre o que é confiável ou não, capacidade humana que as máquinas ainda não têm.
As empresas valorizam o profissional que consegue julgar os produtos e informações fakes, o que as máquinas não conseguem. Atualmente o que muitas oferecem é a checagem de fatos, porém, nem sempre o resultado é de uma fonte confiável.
Então, aí entra o humano para checar a qualidade da informação e da fonte fornecida pela máquina.
“Um pensador crítico não apenas acumula bem as informações, mas também sabe como usá-las para deduzir fatos e resultados importantes. Ao conceituar os resultados, os pensadores críticos são melhores na resolução de problemas do que as pessoas que simplesmente memorizam informações. Por isso, os empregadores valorizam o pensamento crítico, especialmente em funções onde a preparação da estratégia é essencial”, explica o Indeed.com, buscador de emprego.
Julgamento e Tomada de Decisão Complexa
Apesar de as máquinas conseguirem processar as informações de forma mais rápida, em um nível que o ser humano não consegue, a tomada de decisões finais deve ser nossa.
Afinal, é o ser humano quem melhor consegue analisar o impacto das decisões nas comunidades em que estão inseridos. A máquina ainda não pode fazer isso pelo homem, pois, não processa essa vivência.
Inteligência Emocional e Empatia
No quesito inteligência emocional os humanos saem na frente. Temos a capacidade de controlar as emoções e nos colocarmos no lugar de outras pessoas, o que as máquinas não conseguem.
Outro detalhe nesse ponto é que o amplo uso de tecnologias digitais fez com que muitas pessoas perdessem essa inteligência emocional e empatia. Justamente por isso que as empresas valorizam os profissionais que conseguem demonstrar essa inteligência.
Habilidades de Comunicação Interpessoal
Sim, as máquinas estão melhorando suas habilidades de comunicação, no entanto, elas só podem chegar até certo ponto. A habilidade de comunicação efetiva é humana ainda e isso é muito reconhecido nas empresas.
De acordo com a Fast Company, essas são as 7 habilidades de comunicação interpessoais necessárias para o sucesso no mercado de trabalho:
- Demonstrar respeito
- Escuta ativa
- Linguagem corporal positiva
- Fazer perguntas
- Compreender a comunicação online (mensagens, e-mail, etc.)
- Ter a mente aberta
- Dar feedback construtivo
Muitas dessas habilidades ainda não foram adquiridas pelas Inteligências Artificiais.
Adaptação e Flexibilidade
O mundo constantemente e isso quer dizer que precisamos estar sempre fazendo novas adaptações e sendo flexíveis. Essa adaptação é mais demorada para as máquinas, pois, elas precisam de atualização.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre as mudanças no mercado de trabalho trazidas pela IA.