Componente encontrado em bebida de café é tóxico para humanos, alerta Anvisa

SALESóPOLIS, SP — A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) obrigou a retirada de circulação de uma bebida sabor café fabricada por três marcas diferentes. O motivo chamou atenção, pois na composição deste produto existem ingredientes que são tóxicos para o consumo. 

café fake
Componente encontrado em bebida de café é tóxico para humanos, alerta Anvisa
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Anvisa exigiu no início de junho o recolhimento do produto “pó de preparo de bebida com sabor café”, conhecido na indústria como café fake.

Foi exigido o fim da circulação dos produtos fabricados pelas marcas Oficial, Melissa e Pingo Preto. Segundo a Anvisa, a justificativa é que há entre os componentes da matéria-prima um produto contaminado com microtoxinas.

Com a determinação da agência sanitária, os cafés fakes não podem ser comercializados, distribuídos, fabricados, anunciados ou utilizados. 

Por que o café fake foi proibido pela Anvisa?

Vale entender que a Anvisa não proibiu o consumo de café torrado e moído, mas sim de uma mistura para preparo de bebidas. Ou seja, é uma opção mais barata que possuí sabor de café, mas não se iguala ao produto original. 

Entre as alegações da Anvisa para a retirada de circulação do produto é que:

  • rótulo poderia causar erro e confusão no consumidor em relação à sua natureza. Isso porque, eles eram denominados incorretamente como “polpa de café” e “café torrado e moído” e continham imagens de café, ou seja, poderiam ser facilmente confundidos;
  • Descoberta de que os produtos estavam contaminados com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos  e que são prejudiciais ao consumo humano. Além de conter matérias estranhas e com impurezas.

Como consultar se o produto mais consumido em casa está irregular?

Para verificar se há irregularidade nos produtos que são mais consumidos na sua casa, o consumidor pode acessar o portal de consultas da Anvisa. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com