A ponte Rio-Niterói cabe 12 vezes dentro da maior ponte do mundo – veja como!

A maior ponte do mundo, a Ponte de Danyang-Kunshan, na China, é uma estrutura impressionante que ultrapassa os limites da engenharia moderna.

Aliás, ela fica ainda mais incrível quando a colocamos ao lado da Ponte Rio-Niterói ─ que é a maior do Brasil. Isso porque, poderíamos colocar a ponte brasileira 12 vezes dentro da ponte chinesa.


O que torna a ponte de Danyang-Kunshan a maior do mundo?

A Ponte de Danyang-Kunshan, sem dúvida, é uma obra-prima da engenharia! Como se não fosse o suficiente, ela também detém o recorde de maior ponte do mundo, com impressionantes 164,8 km de comprimento.

Ilustração da maior ponte do mundo
A ponte Rio-Niterói cabe 12 vezes dentro da maior ponte do mundo ─ Imagem: Geração/FDR

Quais são as principais características da Ponte de Danyang-Kunshan:

  • Comprimento total: 164,8 km.
  • Propósito: transporte ferroviário de alta velocidade.
  • Construção: feita para atravessar uma variedade de terrenos, incluindo rios e lagos.

Como a ponte Rio-Niterói se compara à maior ponte do mundo?

A Ponte Rio-Niterói, com seus 13,29 km, conecta o Rio de Janeiro à cidade de Niterói e é uma das estruturas mais reconhecidas do Brasil.

Mas quando comparada com a ponte de Danyang-Kunshan, fica evidente a disparidade de tamanho. A estrutura brasileira, apesar de ser a maior do país, ainda é 12 vezes menor que a ponte chinesa.

Por que a maior ponte é tão significativa?

De fato, esta construção se destaca entre diferentes estruturas no país. Mas é possível apontar alguns traços que detonam sua significância:

  • Tecnologia de construção inovadora: a construção de uma ponte de tal magnitude exigiu avanços tecnológicos consideráveis.
  • Influência global: serve como um modelo para futuras infraestruturas de transporte ao redor do mundo.
  • Desafio geográfico: a ponte atravessa vários obstáculos naturais, incluindo rios e áreas montanhosas.

De todo modo ao compararmos a Ponte Rio-Niterói com a Ponte de Danyang-Kunshan, percebemos o quanto a engenharia pode ser desafiadora e grandiosa.

A diferença de tamanho entre essas duas pontes nos dá uma perspectiva única sobre os avanços e as ambições da engenharia moderna.

A Ponte de Danyang-Kunshan, com sua incrível extensão de 164,8 km, serve como um exemplo claro do potencial da engenharia. Ela mostra a capacidade humana de transformação, colaborando para a forma como pensamos sobre infraestrutura.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.