Descubra quando vale a pena usar o seu cartão de crédito

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Ter um cartão de crédito em mãos pode trazer aquela sensação de ter dinheiro, porém, essa não é a realidade. A Bolsa de Valores do Brasil explica quando vale a pena usar o seu cartão de crédito. Assim você tem mais controle financeiro, afirmam os especialistas; descubra.

Descubra quando vale a pena usar o seu cartão de crédito
Imagem gerada por IA

Em março o Brasil atingiu a marca de 75,7 milhões de brasileiros endividados, aponta o Serasa. As compras no crédito podem representar uma grande fatia desse número. Por isso os especialistas ouvidos pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil) alertam sobre quando vale a pena usar o seu cartão de crédito; descubra.

No ano passado o Governo Federal definiu uma nova regra para o limite do juros rotativo, que agora é de até 100% do valor da dívida. É essa taxa que faz com que os consumidores fiquem endividados.

Afinal, quando o dono do cartão não paga o valor total da fatura, acaba caindo no rotativo, que aplica taxas de juros sobre o valor que faltava.

Por exemplo: a fatura é R$ 500, mas você só paga R$ 300. Sobre os outros R$ 200 que faltaram o banco aplica juros de até 100%, ou seja, você pode acabar com uma dívida de R$ 400.

Quando vale a pena usar o seu cartão de crédito?

A B3 ouviu especialistas da área de finanças, como Antônio de Carvalho Júnior, Group Product Manager no Méliuz, que explica quando usar o cartão. De acordo com ele, os cartões podem ser alternativas interessantes para viagens e compras online. Além de serem uma opção para os imprevistos.

Porém, é importante ter controle financeiro antes de fazer uma compra com o cartão, até porque você ai ter que pagá-la no futuro.

 “antes de usar o cartão de crédito em qualquer compra, é importante garantir que será possível pagar o valor total da compra quando a fatura chegar. Isso só é possível com um planejamento financeiro estruturado, que contemple os gastos essenciais e tenha espaço para uma reserva de emergência”, explica o especialista.

Também ouvia pela Bolsa de Valores, a planejadora financeira Jenniffer Almeida, dá um conselho um pouco inusitado.  Segundo ela, você deve comprar apenas no crédito, mesmo as compras de menor valor.

Benefícios de usar o cartão de crédito

Em algumas situações a compra com cartão de crédito pode trazer benefícios para você. Mas, antes disso é importante buscar um cartão sem anuidade. Jenniffer orienta que você tire um tempo para ligar para a central do seu cartão e negociar a taxa.

No geral, o cartão de crédito pode ser uma alternativa interessante quando, por exemplo:

  •  Oferece cashback;
  •  Possibilita a participação em programas de milhas.

Mas, atenção para não acabar se enganando, é importante conferir se o cashback realmente vale a pena.

 “Por exemplo, se um cartão oferece 1% de cashback, é preciso considerar também as taxas anuais, taxas de juros e outras taxas associadas ao cartão de crédito para avaliar o benefício líquido”, diz o especialista Antônio de Carvalho Júnior.

Além disso, usar o cartão de crédito pode ajudar o banco a formar seu histórico financeiro, podendo até contribuir com a aprovação de empréstimos futuros, explica Carvalho Júnior.

Cuidados na hora de usar o cartão de crédito

O primeiro cuidado é comprometer apenas até 40% do seu salário, alerta Jenniffer Almeida.

“porque mesmo que alguém concentre seus gastos no cartão, ainda terá boletos, como a faculdade, prestação da casa, água, luz, aluguel etc”, explica.

Ela defende que você tenha uma meta de gastos, que pode ser menor que o limite disponível no cartão. Além disso, ela recomenda que os consumidores tenham no máximo dois cartões de crédito.

Marina Costa, especialista do FDR, apresenta uma lei que pode te ajudar a se livrar das dívidas com o cartão de crédito.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.