Saiba quais são as 5 cidades mais felizes do mundo e o porquê

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A lista elaborada por um Instituto internacional considerou seis elementos que contribuem para a felicidade:  Cidadãos, Governança, Meio Ambiente, Economia, Saúde e Mobilidade. Após as análise foi possível listar as 5 cidades mais felizes do mundo. E detalhe, nenhuma delas é no Brasil.

Saiba quais são as 5 cidades mais felizes do mundo e o porquê
Foto: gettyimages

A felicidade é composta por muitos elementos, porém, pouco se fala sobre o impacto do local em que vive. Os pesquisadores do Institute for the Quality of Life (Instituto para a Qualidade de Vida, na tradução livre para o português) listaram as 5 cidades mais felizes do mundo.

Para chegar até a lista foram usados 82 indicadores em seis categorias que contribuem com a felicidade: Cidadãos, Governança, Meio Ambiente, Economia, Saúde e Mobilidade.

Ao todo a lista tem 31 cidades que levam o título de “Cidades Ouro”, conheça as cinco melhores.

5 cidades mais felizes do mundo

A BBC conversou com moradores das principais cidades para entender o porquê delas estarem no topo da lista.

1. Copenhague, Dinamarca

Foto: gettyimages

Não é novidade que a Dinamarca aparece como um dos países mais felizes do mundo, portanto, sua capital estar em primeiro lugar faz todo o sentido. O destaque para a cidade é na categoria meio ambiente, que avalia as áreas verdes, a sustentabilidade e a gestão de resíduos; e em economia, através da avaliação do PIB, salário médio, inovações e presença de empresas internacionais.

Além disso, Copenhague também se destaca na categoria cidadãos, com avaliação da presença de museus e bibliotecas. De acordo com moradores, a cidade sempre tem eventos culturais gratuitos.

Segundo eles dá para ver toda a cidade de uma das pontes mais famosas, a Hans Christian Andersen.

2. Zurique, Suíça

Foto: gettyimages

Além de boa pontuação na categoria cidadãos, a cidade também pontua bem em governança, quesito que avaliou a participação da população nas políticas governamentais.

Entre as vantagens de morar em Zurique, segundo os próprios moradores é a segurança de deixar os filhos irem sozinhos à escola; o transporte público que é pontual e o fato de a cidade ser extremamente limpa.

Além disso tudo, a cidade também oferece água potável gratuita através de mais de mil fontes e oferece casas de banho públicas à beira do lado

3. Cingapura

Foto: gettyimages

Cingapura se destaca por ser uma cidade-Estado bem-posicionada em vários requisitos, especialmente pela facilidade de se fazer negócios, limpeza e infraestrutura que oferece.

O maior destaque é no índice saúde, que avalia tanto a iniciativa pública, quanto as campanhas de vacinação e  proteção financeira para despesas médicas. Outro destaque é na Governança, que avalia como os moradores veem as políticas de alívio do custo de vida. Porém, para alguns moradores Cingapura é uma cidade para se viver.

4. Aarhus, Dinamarca

Foto: gettyimages

A segunda maior cidade da Dinamarca, considerada “menor cidade grande do mundo”. Incrivelmente a cidade teve boa pontuação em todos os quesitos, mas teve um destaque maior em Cidadãos, Meio Ambiente e Saúde.

Aarhus conta com ciclovias integradas, muitos espaços verdes e oferece eventos gratuitos. Um grande diferencial é o programa de conversão de resíduos em energia e mais, a educação pública é considerada de alta qualidade.

5. Antuérpia, Bélgica

Foto: gettyimages

Superando Bruxelas, a cidade teve boa pontuação nas categorias Cidadãos, Governança e Meio Ambiente. Para os moradores o transporte público, a segurança, o tamanho da cidade que permite que os moradores pedale, são os diferenciais.

O apoio às famílias de baixa renda faz da Antuérpia uma cidade para todas as classes sociais.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com