SALESóPOLIS, SP — Começou nesta sexta-feira (30) o oferecimento de um novo serviço em mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas por todo país. O atendimento é exclusivo para aposentados e pensionistas ligados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Uma parceira entre os Correios e o INSS deu início a um novo serviço liberado a partir de hoje (30) em mais de 5 mil agências. É que os idosos que foram prejudicados com o desvio do seu salário agora poderão pedir o ressarcimento nos Correios.
Algumas pessoas estão sentindo dificuldade em fazer esse pedido de maneira online, usando o site ou App do Meu INSS. Outra opção dada pela Previdência Social é ligar para o telefone 135, mas alguns ainda preferem ser atendidos pessoalmente.
“Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, afirmou o presidente do Instituto, Gilberto Waller Júnior, segundo a Agência Brasil.
Como vai funcionar o atendimento do INSS nas agências dos Correios?
A parceria entre o INSS e os Correios não começou agora. Já existe um projeto em que funcionários do Instituto atendem nos Correios as pessoas que vivem em cidades afastadas de uma agência física.
Agora, no novo modelo anunciado, um colaborador preparado pelo INSS estará disponível para tirar todas as dúvidas dos idosos que foram prejudicados com o desvio do seu salário por meio de descontos indevidos.
Estarão disponíveis serviços como:
- Consultar existência de desconto;
- Requerer contestação de descontos não autorizados;
- Reconhecer autorização de algum desconto;
- Consultar resultado da contestação (após 15 dias);
- Analisar e contestar documentação apresentada pela associação;
- Imprimir protocolo com orientações para o 135 e o Meu INSS.
A lista completa com todas as agências que oferecerão o serviço pode ser consultada por aqui. Os municípios maiores vão fornecer o atendimento em mais de uma unidade.