Golpes financeiros em alta: veja como identificar e se proteger

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O FDR alerta: os golpes financeiros em alta podem desviar o seu dinheiro sem que você perceba. Algumas das fraudes já são antigas, mas acabaram ganhando uma nova roupagem. Descubra o que está em alta e proteja-se.

Golpes financeiros em alta: veja como identificar e se proteger
Imagem gerada por IA pelo FDR

Os golpes financeiros em alta podem te atingir em cheio sem que você se dê conta. O principal objetivo é roubar dinheiro das vítimas. No entanto, os criminosos também roubam dados que podem ser usados em outros golpes. Confira os 3 golpes que mais estão fazendo vítimas atualmente.

Golpes financeiros em alta

Golpe do Pix Falso

  • Como funciona: fingindo ser um parente ou amigo o criminoso entra em contato com a vítima através do WhatsApp ou rede social pedindo algum valor emprestado.
  • Como se proteger: Antes de enviar qualquer quantia, especialmente para uma conta desconhecida, ligue para a pessoa e confirme se realmente é ela, recomenta o Banco Central.

Golpe da Falsa Central de Atendimento

  • Como funciona: Você recebe uma ligação informando de uma suposta tentativa de fraude, do outro lado o criminoso pede para confirmar dados ou fazer “transferência segura”.
  • Como se proteger:  Bancos nunca pedem senhas ou transferências por telefone.

Golpe do Link Falso

  • Como funciona: Mensagens via e-mails, SMS ou mensagens no WhatsApp com links que levam a páginas falsas de bancos, Receita Federal, lojas online etc.
  • Como se proteger:  Não clique em links suspeitos, vá até a página oficial e tente conformar se o banco/loja está enviando comunicados.

Golpe com Inteligência Artificial (Deepfake/Voice Scam)

  • Como funciona: Usando IA para imitar voz ou rosto de familiares e amigos pedindo ajuda financeira, no ano passado os criminosos chegaram a usar a imagem do ministro Fernando Haddad.
  • Como se proteger:  Tente verificar se na ligação realmente é a pessoa.

Golpe do Amor (Romance Scam)

  • Como funciona: O criminoso cria um relacionamento virtual e após ganhar a confiança da vítima simula uma situação de emergência para pedir dinheiro.
  • Como se proteger:  Jamais envie dinheiro para alguém que você não conhece pessoalmente.

Danielle Gomes, especialista do FDR, explica como identificar um golpista do amor.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com