SALESóPOLIS, SP — Embora sejam chamados de superficiais, estudos mostram que a geração Millennials prefere gastar o seu dinheiro com experiências vividas do que com bens materiais. A ideia é investir o seu patrimônio no que traz “valor sentimental”, ao invés daquilo que fica guardado na gaveta.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Uma pesquisa realizada nos EUA, pela Eventbrite, mostrou que para a geração dos Millennials e geração Z, mas vale receber um presente que seja em formato de experiência do que um bem material.
São considerados como dentro dessas gerações os nascidos entre os anos de 1985 e 1995, ou seja, pessoas que possuem no máximo 30 anos.
A mesma pesquisa mostrou que 78% dos jovens da Geração Y escolheriam investir dinheiro com experiências ao invés de gastar com objetos materiais. Além disso, 55% afirmaram que estão, mais do que nunca querendo viver novas experiências.
O que são gastos com experiências?
Entram neste segmento de investimento em experiência tudo aquilo que não é bem material, mas sim necessita da vivência do comprador. Isso significa:
- Shows;
- Festivais;
- Teatro;
- Cinema;
- Viagens;
- Passeios;
- Restaurantes.
Especialistas acreditam que essa mudança de comportamento dos novos adultos mostra a diferença entre eles e os seus pais.
Enquanto para os mais velhos a realização pessoal era a compra de um bom carro ou da casa própria, para os mais novos essa realização tem mais haver com fazer uma viagem, conhecer um lugar específico, uma pessoa e etc.
O que esperar da geração Alpha?
A geração Alpha são as crianças nascidas a partir do ano de 2010, alcançando atualmente seus 15 anos. De acordo com especialistas essas crianças já nascem mais estimuladas, com acesso a tecnologia e celular.
A pesquisa Panorama, realizada pela Mobile Time e pela Opinion Box, mostrou que 44% das crianças brasileiras entre 0 a 12 anos têm o seu próprio smartphone. Isso significa que elas já crescem conectadas, e por isso serão jovens e adultos com um comportamento diferente.
Isso significa que eles possuem características mais marcantes, como:
- São mais independentes, por exemplo, sozinhos sabem fazer pesquisas no Google, baixar aplicativo, fazer ligação e etc.;
- São mais curiosos, tendem a fazer pesquisas com mais facilidade também;
- A estrutura familiar é diferente da geração anterior. Isso porque, estes são filhos de Millennius, pessoas nascidas até 1995, em média. Ou seja, possuem pais mais velhos e normalmente uma família menor com no máximo dois irmãos;
- No que trata de consumo essa geração deve seguir os novos jovens, e se preocupar muito mais com a experiência que a marca traz do que o valor que cobra. Além disso, devem priorizar produtos mais tecnológicos.