O fim das bets? Nova Lei traz regras rígidas para divulgação

O fim das bets pode estar mais próximo com a nova legislação aprovada pelo Senado que impõe regras rígidas para a divulgação de apostas de quota fixa. Neste artigo, entretanto, vamos ver o que muda na divulgação das bets e o impacto dessa regulação no mercado.


O que muda com a nova lei sobre divulgação de bets?

A Lei 14.790/23, que regulamenta as apostas esportivas no Brasil, agora recebe um reforço importante. O Senado aprovou um substitutivo que limita a publicidade das bets. Assim, há a proibição do uso de atletas, influenciadores e artistas para promoção dessas apostas.

Essa medida visa evitar a exposição excessiva do público, especialmente jovens, à propaganda que pode estimular o vício em jogos.

Além disso, a lei combate práticas como o marketing de emboscada em eventos esportivos. Então, há o impedimento de anúncios de apostas que apareçam de forma disfarçada em estádios e arenas.

Um rapaz surpreso com o fim das bets
O fim das bets? Nova Lei traz regras rígidas para divulgação ─ Imagem: Reprodução/Freepik

Por que a proibição da participação de influenciadores e atletas é importante?

Atletas e influenciadores têm grande alcance e poder de persuasão, especialmente entre públicos jovens e vulneráveis.

A participação dessas figuras na publicidade das bets, no entanto, pode passar uma imagem glamourosa e incentivar apostas impulsivas.

Com a proibição, a nova lei busca reduzir o impacto social negativo. Dessa forma, ela protege o consumidor e evitando que a exposição à publicidade sirva como gatilho para o vício e problemas financeiros.

Como a nova regulamentação pode causar o fim das bets?

Apesar das restrições, a publicidade das apostas não será proibida completamente. O substitutivo aprovado permite a promoção responsável, desde que dentro das regras e sem o uso de personalidades públicas.

Esse equilíbrio visa, sobretudo, garantir que o setor possa crescer com transparência, respeitando os limites de proteção ao consumidor.

Assim, o mercado de apostas pode continuar a se desenvolver, mas com maior controle sobre os seus impactos sociais.


FDR / Tendências – Responde

1. O que significa o fim das bets?
Significa o endurecimento das regras para divulgação das apostas esportivas, limitando propagandas com atletas e influenciadores.

2. A publicidade das apostas foi proibida?
Não, a publicidade continua, mas com restrições específicas para proteger públicos vulneráveis.

3. Quem não pode mais fazer anúncios de bets?
Atletas, influenciadores, artistas, comunicadores e autoridades estão proibidos de participar na divulgação.

4. Por que essa lei foi criada?
Para proteger o público do vício em jogos e reduzir o impacto financeiro negativo causado pelas apostas excessivas.

5. Quando a lei entra em vigor?
O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados após aprovação no Senado. A vigência depende da tramitação.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.