Anvisa proibiu um produto: o que isso significa para você?

SãO PAULO (SP) — Uma série de comunicados enviados na última semana pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) levaram muitos consumidores a checar os produtos na despensa da casa. Isso porque a agência emitiu diversos alertas sobre a proibição de venda de produtos.

Anvisa proibiu um produto: o que isso significa para você?. (Imagem: Freepik/Reprodução)

Os comunicados são emitidos por uma série de motivos que vão desde irregularidades no rótulo até a presença de materiais proibidos ou perigosos para a saúde na composição do produto. 

Por isso, para garantir a segurança dentro de casa a recomendação é de que o consumidor cheque o status do item na Anvisa. Atualmente a agência disponibiliza uma lista de produtos irregulares no seu site que é atualizada constantemente. 

Dessa forma, sempre que um novo produto é proibido pela Anvisa a lista é atualizada para os consumidores.

No entanto, é comum que alguns consumidores se peguem pensando: o que significa quando um produto é proibido pela Anvisa?

Veja os motivos mais comuns para a proibição da Anvisa:

  • Adulteração ou falsificação: nesse caso o produto não é o que diz ser na embalagem, ou sua composição foi alterada de forma ilegal;
  • Contaminação: acontece quando é constatada a presença de bactérias, fungos, toxinas ou outras substâncias que podem causar doenças;
  • Matéria-prima vencida ou irregular: ocorre quando é verificado o uso de ingredientes fora da validade ou que não atendem às normas de qualidade;
  • Condições de fabricação inadequadas: acontece quando a Anvisa detecta uma fabricação sem higiene ou que não seguem as regras estipuladas pela agência.

O que fazer quando um produto é proibido pela Anvisa:

Caso tenha em casa um produto que foi considerado irregular, a recomendação é de que o cidadão não consuma o alimento ou use o produto.

Isso porque o consumo pode trazer graves riscos para a saúde, gerando problemas como intoxicação, por exemplo. 

Além disso, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é possível solicitar o reembolso ou troca do item caso o cidadão ainda tenha a nota fiscal.

Para tal, ele deverá ir até o estabelecimento onde a compra foi realizada e informar a proibição. Vale lembrar que esse direito é garantido para o consumidor.

 

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.