Veja como descobrir se o deu WhatsApp foi CLONADO

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Ter o WhatsApp clonado pode trazer muitos problemas para você. Além de acessar suas conversas, quem clonou o aplicativo também pode ter prejuízos financeiros. E, no pior dos casos ter a imagem usada para golpes. Aprenda a descobrir se o seu número foi um dos alvos dos criminosos.

Veja como descobrir se o deu WhatsApp foi CLONADO 
Imagem criada por IA

O WhatsApp se tornou um dos principais meios de comunicação no Brasil, inclusive possibilitando o comércio. Por isso, ter o WhatsApp clonado acaba sendo um problemão. Além de acessar suas conversas, o criminosos também podem interagir com seus contatos.

É justamente a partir disso que os problemas começam, em algumas situações o golpista pode pedir dinheiro às pessoas conhecidas. Em outras pode divulgar seus dados e conversas, ferindo sua reputação.

Como descobrir se o deu WhatsApp foi clonado?

Alguns sinais podem indicar que a sua conta do WhatsApp foi clonada ou roubada, entre eles:

  1. Recebimento de Códigos SMS Inesperados do WhatsApp: Sinal de que tem alguém tentando acessar a sua conta.
  2. Notificação informando que o número não está registrado: como o Whats só pode ser usado em um aparelho por vez, se ele for conectado em um novo, será desconectado do anterior.
  3. Atividades estranhas, como mensagens que não foram enviadas por você; mensagens marcadas como lidas, sem que você as tenha aberto; mudanças no perfil que não foram feitas por você.
  4. Dificuldades no acesso, o que inclui o recebimento de uma mensagem: “Não foi possível verificar este telefone. Provavelmente, porque você registrou seu número de telefone no WhatsApp em outro aparelho.”
  5. Travamentos frequentes ou fechamentos do app sozinho.

Como recuperar o WhatsApp clonado ou roubado?

O Terra traz algumas dicas importantes para você recuperar o seu Whats, confira:

  •  Desinstale e reinstale o app imediatamente;
  •  Registre o seu número inserindo na aba solicitada, assim você recebe o código de confirmação;
  • Insira o código, após fazer isso o invasor deve ser desconectado da sua conta automaticamente.
  • Se você tinha ativado a Verificação em Duas Etapas, use ela para acessar a sua conta.

O que fazer se o Whats for clonado?

O primeiro passo é avisar amigos e familiares, assim que o golpista entrar em contato eles estarão precavidos e não serão vítimas de golpe.

Se não conseguir recuperar o acesso, entre em contato com o suporte do WhatsApp enviando um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Conta clonada/roubada” ou “Lost/Stolen: please deactivate my account”. No corpo do e-mail é importante inserir o número de telefone usado na conta, incluindo o código +55 (referente ao Brasil) e o DD da sua cidade.

Registre um Boletim de Ocorrência, assim se a sua imagem for usada em algum golpe você terá como comprovar que você também é vítima. Verifique se o seu chip está ativo, você pode ter sido vítima do chamado golpe de “SIM Swap”.

A principal recomendação para não ser vítima de clonagens e roubo de contas é ativar a verificação de dois fatores, isso vale também para o Instagram. Além disso, não compartilhar suas senhas e seguir revisando os dispositivos conectados pode ajudar na sua segurança.

Não se esqueça de manter o sistema e aplicativo atualizados, essa ação simples garante que você estará mais protegido.

Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre as fraudes online que mais fazem vítimas no Brasil.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.