O São João é uma das épocas mais queridas do ano, repleta de tradições, música, cores e, claro, sabores inconfundíveis. E para quem quer aproveitar o clima junino para garantir uma renda extra, investir em comidas típicas pode ser uma excelente alternativa. Com ingredientes acessíveis e preparo simples, é possível montar um cardápio irresistível e lucrativo.
Confira cinco receitas juninas baratas para fazer em casa e vender com boa margem de lucro:
1. Canjica cremosa
Um dos clássicos do São João, a canjica é feita com milho branco, leite, leite condensado, coco e açúcar. Pode ser servida quente ou fria e rende bastante, o que aumenta a lucratividade. Dica: usar leite de coco artesanal pode baratear a produção.
2. Bolo de milho no liquidificador
Fácil, rápido e muito procurado. Feito com milho verde (em espiga ou em lata), açúcar, leite e fubá, é uma receita prática que pode ser vendida em pedaços ou unidades individuais.
3. Pé-de-moleque tradicional
O doce feito com amendoim torrado e rapadura ou açúcar é barato e tem boa durabilidade. É ótimo para vender embalado em pacotes e também como lembrancinha junina.
4. Pamonha doce na palha
Apesar de dar um pouco mais de trabalho, a pamonha é muito valorizada. Feita com milho fresco, coco e açúcar, pode ser vendida a um bom preço, especialmente em regiões com forte tradição junina.
5. Cocada cremosa de colher
Ideal para potinhos individuais, essa versão da cocada tem ótima aceitação e alto apelo visual. Com leite condensado, coco ralado e manteiga, é fácil de preparar e perfeita para vender em feiras e quermesses.
Com planejamento e boa apresentação, essas receitas ajudam a transformar o clima festivo em oportunidade de negócio — e o melhor: com baixo custo inicial.