SãO PAULO (SP) — Recentemente, a realização de uma série de suspensões de comercialização de alimentos pela Anvisa chamou a atenção dos consumidores brasileiros. No entanto, é comum que os cidadãos se perguntem: o que fazer quando um alimento é proibido pela Anvisa?

Criada para fiscalizar os produtos que são vendidos no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realiza um importante trabalho para garantir a saúde dos brasileiros. Por isso, é essencial estar atento aos comunicados realizados pela agência.
Como saber se um alimento foi proibido pela Anvisa?
- A melhor forma de se manter informado é ficar atento aos comunicados enviados pela Anvisa;
- Atualmente a Agência disponibiliza uma aba de produtos irregulares no seu site;
- Além disso, o consumidor deve ficar atento aos rótulos do produto;
- Isso porque caso o item esteja com informações incompletas ou preço significativamente mais baixo do que outros itens da mesma categoria, esse pode ser um sinal de alerta;
- A recomendação também é de que o cidadão busque estabelecimentos confiáveis para realizar a compra, diminuindo o risco de adquirir um alimento proibido pela Anvisa;
- Caso já tenha realizado a compra do produto irregular, a recomendação é não consumir o alimento ou realizar uso do item;
- Isso porque o consumo pode ser de grande risco para a saúde.
Como devolver produto proibido pela Anvisa:
Além de não realizar o uso, o cidadão também pode realizar a devolução do produto irregular. Por isso, é essencial guardar o produto na embalagem original e a nota fiscal do item.
Em seguida, ele deve se deslocar até o local onde a compra foi realizada e pedir a troca por outro produto ou a devolução do dinheiro.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, caso ainda encontre o produto proibido a venda é preciso realizar uma denúncia.
Essa etapa pode ser feita tanto pelo site da Anvisa quanto pela ouvidoria da agência que está disponível no telefone 0800 642 9782.