Novo saque do FGTS pode ser liberado em breve e você nem imagina!

ARAGUARI, MG — O calendário oficial do saque do FGTS para 2025 já está disponível, conforme divulgado pelo governo federal. A modalidade de saque-aniversário continua permitindo retiradas anuais conforme o mês de nascimento. Com o novo cronograma, os trabalhadores que nasceram em junho já estarão autorizados a movimentar os valores a partir da próxima semana. 

Novo saque do FGTS pode ser liberado em breve e você nem imagina! Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A medida segue o formato adotado nos anos anteriores. Esse modelo de saque do FGTS visa oferecer maior flexibilidade ao trabalhador, permitindo que ele utilize parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço anualmente, sem precisar aguardar situações específicas como demissão.

Vale lembrar que o recurso fica disponível por até 90 dias após a liberação. Após esse período, o valor retorna automaticamente à conta do Fundo de Garantia. Esse período varia conforme a data em que o dinheiro foi disponibilizado.

Após essa data, o saldo retorna automaticamente à conta do trabalhador. O saque do FGTS é uma opção que permite ao trabalhador retirar, anualmente, parte do saldo disponível em sua conta no mês de nascimento. A adesão é voluntária e pode ser feita pelo app do FGTS ou pelo site da Caixa.

Ao escolher o saque-aniversário do FGTS, o trabalhador abre mão do direito ao saque total em caso de demissão sem justa causa. Nessa situação, ele poderá acessar apenas a multa de 40% sobre o saldo. Já no modelo tradicional, chamado saque-rescisão, é possível retirar todo o valor da conta vinculada ao fundo de garantia. Isso inclui o saldo acumulado e a multa rescisória, quando aplicável.

Calendário do saque do FGTS em 2025

  • Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março de 2025;

  • Nascidos em fevereiro: de 3 de fevereiro a 30 de abril de 2025;

  • Nascidos em março: de 3 de março a 30 de maio de 2025;

  • Nascidos em abril: de 1º de abril a 30 de junho de 2025;

  • Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2025;

  • Nascidos em junho: de 2 de junho a 29 de agosto de 2025;

  • Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro de 2025;

  • Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2025;

  • Nascidos em setembro: de 1º de setembro a 28 de novembro de 2025;

  • Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2025;

  • Nascidos em novembro: de 3 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026;

  • Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026.

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Quem deseja aderir ao saque-aniversário do FGTS pode fazer a solicitação diretamente pelo site ou aplicativo do fundo. A modalidade é opcional e permite o cadastro de uma conta bancária para receber os valores.

Após o pedido, o crédito referente ao saque-aniversário do FGTS é liberado em até cinco dias úteis, desde que a solicitação ocorra no mês de nascimento do trabalhador, segundo a Caixa Econômica. Também pelo app, é possível voltar à modalidade tradicional, o saque-rescisão, desde que não haja antecipação ativa. No entanto, a mudança só passa a valer após 24 meses completos do pedido.

Mudanças no saque do FGTS

O governo federal editou, em fevereiro, uma medida provisória que impacta diretamente quem aderiu ao saque-aniversário do FGTS. A nova regra permite que trabalhadores demitidos possam acessar o saldo que estava bloqueado.

A medida beneficia quem escolheu o saque-aniversário do FGTS e foi desligado entre janeiro de 2020 e a data da publicação da MP. Com isso, milhares de profissionais poderão recuperar valores antes inacessíveis. Os pagamentos serão realizados em duas fases, conforme definido pelo cronograma oficial: a primeira parcela em março e a segunda está prevista para junho.

Como consultar o saque do FGTS?

App do FGTS

  1. Baixe o aplicativo FGTS na Play Store (Android) ou App Store (iOS);

  2. Faça login com sua senha cadastrada ou registre-se com CPF, nome, data de nascimento e e-mail, se for seu primeiro acesso;

  3. Crie uma senha numérica e confirme o cadastro através do e-mail;

  4. Insira seu CPF e a senha criada para acessar o aplicativo;

  5. Responda às perguntas solicitadas e aceite os termos de uso;

  6. Clique em “Acessar Meu FGTS” e depois em “Ver Extrato”;

  7. Consulte o histórico de depósitos, saques e rendimentos;

  8. Caso necessário, salve o extrato em PDF ou imprima.

Site da Caixa

  1. Visite o site oficial da Caixa (www.caixa.gov.br);

  2. Clique em “Acessar FGTS” e faça login com seu CPF e senha;

  3. No menu, escolha a opção “Meu FGTS” para visualizar o saldo e o extrato.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.