VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Seja na televisão, no aparelho de som, no Blue Ray ou em outros aparelhos, você já deve ter visto aquela luzinha no seu aparelho eletrônico. Ela permanece ligada mesmo quando você não está assistido TV, por exemplo. Assim a conta de luz acaba aumentando.
descubra para que ela serve
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Muitas vezes a conta de luz conta de luz sai mais cara por causa de aparelhos que nem estão em uso. Isso acontece especialmente quando há uma luzinha no seu aparelho eletrônico. Ela identifica que, mesmo desligado, há um consumo de energia elétrica.
O que é aquela luzinha no seu aparelho eletrônico?
Chamada de stand-by, em inglês “espera” ou “aguardando”, a luz indica que o aparelho está pronto para ser religado. Quando você desliga a Tv no controle ou nela mesmo, por exemplo, mas não a retira da tomada, ela continua consumindo energia elétrica.
Assim, ela nem está sendo usada por você, nem está totalmente desligada. Geralmente a luz é vermelha quando o aparelho está desligado e verde ou azul quando está em uso. Entre os aparelhos que permanecem nesse modo, você encontra:
- Receptores de sinais;
- Relógios digitais, que podem ser encontrados em micro-ondas, por exemplo;
- Memória RAM;
- Sensores e conexões de rede, como as TVs inteligentes.
Para que serve o modo stand-by?
Basicamente, o modo traz mais agilidade para você que usa aparelhos eletrônicos, os principais usos são:
- Ligar o aparelho mais rápido: Com o aparelho neste modo ele já está pronto para ser usado, por isso a televisão é iniciada mais rápido.
- Manter configurações e informações: Basta observar, ao retirar o micro-onda da tomada será necessário reconfigurar o relógio. Além disso, os computadores no modo de hibernação permitem que você retome o trabalho de onde parou, um recurso interessante, por exemplo, para o horário de almoço.
- Atualizações automáticas: Smart TVs e outros dispositivos conectados à internet fazem atualizações automáticas sem atrapalhar o uso do aparelho.
Vantagens do stand-by
- Comodidade, já que você não precisa esperar o parelho ser inicializado;
- Relógios, timers e configurações pré-definidas são mantidas.
- Atualizações automáticas.
Desvantagens do stand-by
- Aumento do consumo de energia, pois, mesmo que o aparelho não esteja sendo usado, ele consome energia elétrica sim. A estimativa é de que o consumo seja de 5% a 15% do total da conta de luz.
- Somando os milhares de aparelhos em “consumo fantasma” o impacto na geração de energia elétrica pode ser grande.
- Desgaste de componentes.
De forma resumida, você deve ficar atento, se possível retirar o aparelho da tomada quando não estiver usando-o, isso vale especialmente para os momentos em que não tiver ninguém em casa.
Com essa ação simples, você pode reduzir um pouco a sua conta de luz. Lembrando que o stand-by não é um recurso ruim e que dificilmente você vai encontrar uma TV, por exemplo, que não o tenha.
Marina Costa, especialista do FDR, apresenta dicas simples para economizar em casa e reduzir seis gastos.