VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Não basta ir ao mercado sem fome, também é necessário ficar atento aos truques de supermercado que podem te fazer gastar mais. Descubra agora 7 armadilhas que passam despercebidas na hora das compras.
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Provavelmente você já ouviu que não se deve ir às compras com fome. Porém, essa não é a única regra, o consumidor também precisa ficar de olho aos truques do supermercado que podem fazer você comprar mais do que planejava. O FDR apresenta 7 situações para ficar de olho.
7 truques de supermercado
Música Ambiente, Iluminação e Aromas
- A música geralmente lenta pode induzir à lentidão nas compras, consequentemente você fica mais tempo no supermercado.
- Além disso, a iluminação realça texturas dos alimentos, especialmente frutas, verduras e carnes.
- Por fim, o aroma de pão fresquinho vai te fazer ir até a padaria e pronto, encontrar um mar de tentações.
Produtos Essenciais no Fundo da Loja
- A não ser que estejam em promoção, os produtos essenciais estarão no fim da loja.
- Assim você vai ter que passar por outras seções até chegar a eles.
- É aí que mora o perigo, afinal, você sempre vai encontrar um produtinho que tinha esquecido de comprar, algo novo, um alimento que desperta a sua fome.
Altura das Prateleiras e “Olho Mágico”
- Os produtos mais caros ou com maior margem de lucro estarão na altura dos olhos, assim o consumidor acaba indo direto até ele.
- Por outro lado, os alimentos que mais chamam a atenção das crianças geralmente são dispostos nas prateleiras mais baixas.
Promoções “Leve Mais, Pague Menos” Nem Sempre Vantajosas
- Essa promoção pode parecer interessante, porém o consumidor precisa calcular o valor unitário do produto.
- Assim consegue descobrir se realmente está levando mais e pagando menos.
Seções de Impulso no Caixa
- Você está na fila do caixa e olha para o lado: várias opções de doces e salgadinhos.
- O cansaço na fila vai fazer muita gente pegar um dos produtos.
Carrinhos de Compra Gigantes
- Não por acaso os mercados estão adotando carrinhos enormes.
- A sensação de carrinho vazio vai fazer o consumidor acreditar que precisa comprar mais.
- Assim, ele acaba levando produtos que nem tinha planejado e o gasto aumenta.
Degustações e Amostras Grátis
- Aquele cheirinho que desperta a fome, aquela fila e pessoas falando bem do produto.
- As degustações são estratégicas para te fazer experimentar produtos que não planejava comprar.
Marina Costa, especialista do FDR, explica o porquê de alguns produtos ficarem trancados no supermercado.