VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Apesar de ser bastante antenada ao mundo digital, a Geração Z tem apresentado um comportamento interessante: os jovens têm medo de falar de dinheiro. Essa espécie de receito é compartilhada entre pessoas de diversas idades. Entenda o porquê desse comportamento.

da Geração Z
Imagem gerada por IA
Não deveriam, mas muitos jovens têm medo de falar de dinheiro. Ler sobre e falar sobre finanças são duas situações completamente diferentes. Apesar de serem uma parcela da sociedade que é mais antenada, gosta de ler e se manter bem-informada, a Geração Z tem essa característica.
Um estudo feito em 2021 já mostrava isso, boa parte dos entrevistados associavam falar sobre dinheiro a algo ruim, aparentemente isso não mudou muito com o passar dos anos.
Geração Z
- A geração Z é marcada pelas pessoas nascidas entre 1990 e 2010.
- Essa é uma das gerações mais conectadas com o mundo digital.
- Conhecidos pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pode parecer estranho, mas esses jovens apresentam um certo receio de falar sobre dinheiro.
Jovens têm medo de falar de dinheiro
De acordo com o portal Diário de Investimento, 60% das pessoas dessa geração nunca falaram o quanto ganham de salário. Além disso, 97% afirmam ter dificuldades em lidar com o dinheiro.
Para muitos entrevistados no estudo do Datafolha em parceria com a consultoria Box1824, falar sobre investimentos, poupar ou guardar dinheiro é coisa de gente rica, o que não é verdade.
Independente da classe social é importante ter essa mentalidade de guardar dinheiro, de investir pensando no futuro. É difícil responder à pergunta do porquê dessa geração ter tanto receio.
Porém, é importante olhar para o dinheiro não como um vilão ou algo ruim. Ele pode ser conquistado de forma honesta, mas isso requer muita dedicação, é fato.
Danielle Gomes, especialista do FDR, explica o desafio 52 semanas que pode te ajudar a juntar dinheiro.