SãO PAULO (SP) — Com a liberação do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda, muitos contribuintes já estão checando o seu status na fila de pagamento. No entanto, para alguns cidadãos, a mensagem “na fila para restituição”, pode trazer uma série de dúvidas.
Isso porque as mensagens que aparecem no sistema podem indicar diferentes status da restituição do Imposto de Renda. Por isso, é essencial saber interpretar cada uma delas para saber se possui pendências na declaração, por exemplo.
Neste ano, o primeiro pagamento será creditado na conta no dia 30 de maio. O valor será depositado na conta informada no momento da declaração. Caso vá ser contemplado neste lote, o cidadão irá receber a informação do pagamento.
Confira o calendário completo da restituição do Imposto de Renda:
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 29 de agosto; e
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
No entanto, outras mensagens podem estar no sistema, indicando diferentes status da declaração do Imposto de Renda.
A mensagem pode ser visualizada no site da Receita Federal, na aba de consulta da restituição.
Veja o que significa cada mensagem:
- Segundo o Jorna O Globo, caso a mensagem seja “Em processamento”, a declaração ainda estará no primeiro estágio da análise;
- Isso significa que o documento foi entregue e recebido, mas ainda não foi analisada pela Receita Federal;
- Se o status por “Processada”, isso irá indicar que a declaração foi processada pelo órgão federal;
- Caso a mensagem seja “Em fila de restituição”, a declaração teve o pagamento da restituição liberado, mas ainda não foi incluído no lote atual;
- Também existe o status de “Com pendências” que aponta para o contribuinte a necessidade de corrigir ou justificar informações que foram enviadas para a Receita;
- Por fim, a mensagem “Em análise” aponta que a declaração também já foi analisada pela Receita Federal, mas alguns documentos ainda precisam ser enviados.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, caso tenha alguma pendência a recomendação é de que o contribuinte busque realizar a correção o mais rápido possível.
Isso porque a existência de uma pendência pode, inclusive, restringir a liberação do pagamento da restituição do Imposto de Renda.