SãO PAULO (SP) — Obrigatório para alguns contribuintes brasileiros, o envio da declaração do Imposto de Renda está chegando ao seu prazo final. No entanto, apesar da proximidade da data, cerca de 19 milhões de brasileiros ainda não prestaram as contas com a Receita Federal.

O balanço foi divulgado nesta semana pelo órgão federal e traz detalhes sobre a prestação de contas com a Receita Federal. De acordo com o órgão, cerca de 27,4 contribuintes já realizaram o envio da documentação.
No entanto, de acordo com a Agência Brasil, isso representa apenas 59,41% do total esperado para este ano. Isso porque, neste ano, a Receita Federal aguarda o envio da documentação de cerca de 46,2 milhões de contribuintes.
Para quem ainda não prestou contas, é essencial permanecer atento ao prazo final para envio da declaração. Neste ano o prazo será encerrado às 23h59 do dia 30 de maio.
Caso deixe para realizar o envio após a data limite, o contribuinte terá que arcar com o pagamento de multas pelo atraso no envio.
Saiba como enviar a declaração do Imposto de Renda:
- Atualmente, o documento pode ser enviado tanto pelo programa oficial da Receita Federal quanto pelo aplicativo, tornando a tarefa mais prática para o cidadão;
- O download da plataforma escolhida deve ser realizado no site oficial da Receita Federal;
- Ao finalizar o download será preciso que o contribuinte informe que deseja preencher a declaração de ajuste anual;
- Depois, ele deverá informar os seus rendimentos e preencher os dados pessoais;
- A etapa exige grande atenção, já que um erro nas informações pode levar o cidadão a cair na malha fina;
- Ao finalizar o preenchimento das informações ele será informado se receberá ou não a restituição do Imposto de Renda.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a existência do modelo pré-preenchido de envio também facilita a vida. Isso porque os dados necessários são informados e precisam apenas ser conferidos pelo contribuinte.
Vale lembrar ainda que, em 2025, o envio é obrigatório para os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888