Quer fugir da correria? Cidades pequenas com custo de vida baixo e qualidade de vida alta

ARAGUARI, MG — Com o avanço do trabalho remoto e o aumento do custo de vida nos grandes centros urbanos, muitos brasileiros estão optando por viver em cidades pequenas que oferecem tranquilidade, segurança e um custo de vida mais acessível. Essas cidades, com menos de 100 mil habitantes, têm se destacado por oferecer uma excelente qualidade de vida, sem abrir mão de serviços essenciais como saúde, educação e transporte público eficiente.

Quer fugir da correria? Cidades pequenas com custo de vida baixo e qualidade de vida alta. Imagem: Buscador de Viagens

Nem toda cidade pequena significa isolamento ou falta de oportunidades. Pelo contrário: em muitas delas é possível encontrar boa infraestrutura urbana, baixo índice de criminalidade, moradias com preços acessíveis e comunidades acolhedoras. Para aposentados, famílias com filhos e profissionais que atuam em regime remoto, esses municípios representam um refúgio ideal longe do caos das metrópoles.

Melhores cidades pequenas para viver no Brasil

1. Holambra (SP): tranquilidade e estrutura no interior paulista

Conhecida como a “cidade das flores”, Holambra tem pouco mais de 15 mil habitantes e é considerada uma das cidades mais seguras do Brasil, segundo dados do Instituto Sou da Paz. O custo de vida é moderado, com aluguéis e alimentação em preços acessíveis. A cidade tem bom sistema de saúde, com cobertura de atenção básica próxima de 100%, além de escolas públicas bem avaliadas.

2. São Lourenço (MG): qualidade de vida nas montanhas

Localizada no sul de Minas Gerais, São Lourenço é uma das estâncias hidrominerais mais conhecidas do Brasil. Com cerca de 46 mil habitantes, é famosa pelo turismo, mas também atrai moradores em busca de sossego, clima ameno e vida simples. Segundo o IBGE, o município possui bom índice de desenvolvimento humano (IDH) e acesso facilitado a serviços de saúde pública e particular.

3. Torres (RS): vida tranquila com praia no Sul

Com cerca de 39 mil habitantes, Torres é a principal cidade litorânea do Rio Grande do Sul. Oferece praias limpas, boas opções de lazer e custo de vida relativamente baixo fora da alta temporada. Ideal para quem quer unir o clima praiano à tranquilidade das cidades pequenas, a cidade ainda conta com unidades do SUS bem avaliadas e boa oferta de ensino fundamental e médio.

4. Lages (SC): urbanismo com cara de interior

Apesar de ter mais de 150 mil habitantes, alguns distritos e bairros de Lages, em Santa Catarina, mantêm características de cidades pequenas. É uma excelente alternativa para quem deseja morar em áreas mais calmas, mas com fácil acesso a serviços urbanos. O município tem destaque na educação pública, com IDEB acima da média nacional e oferta de cursos técnicos e universitários.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.