Não adianta chorar, você precisa entender o que pode te impedir de receber a restituição do IR. Então, vamos ver com detalhes, já que a Receita Federal começa a pagar a restituição do imposto de renda a partir de 30 de maio de 2025.

Assim, as devoluções dos valores se dividem em cinco lotes mensais, finalizando no dia 30 de setembro. O pagamento atende primeiramente, idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério.
A consulta sobre a restituição pode ser feita no site da Receita Federal. Para isso, basta informar seu CPF e dados da declaração para obter as informações atualizadas.
Como aumentar a restituição?
O uso da declaração completa, basicamente, pode aumentar o valor da restituição. Inserindo despesas dedutíveis como saúde e educação, aliás, você diminui o imposto devido.
Além disso, contribuições à previdência privada também contam nesse cálculo. De todo modo, guarde todos os comprovantes, por pelo menos cinco anos, já que a Receita pode solicitar essa documentação.
Qual é o calendário de pagamento da restituição do IR 2025?
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Este cronograma assegura que todos os lotes sejam pagos até o final de setembro. De todo modo, não dá para saber antecipadamente quando a sua restituição será paga.
Quem tem prioridade no pagamento da restituição?
Os pagamentos seguem uma ordem de prioridade. Dessa forma, os contribuintes com mais de 80 anos recebem primeiro. Em seguida, estão idosos com mais de 60 anos.
Então, vêm as pessoas portadoras de deficiência ou doença grave, seguidas de profissionais cujo o magistério é principal fonte de renda.
Aliás, optar pelo recebimento via PIX garante prioridade, devendo ser uma consideração importante para acelerar o processo.
O que pode impedir a Restituição do IR?
Vários fatores podem atrasar ou impedir a restituição do IR. Por isso, é crucial revisar sua declaração antes do envio. Erros comuns incluem:
- Dados incorretos ─ como o valor declarado, ou informações bancárias;
- Falta de comprovantes ou não cumprimento dos prazos de envio;
- Recolhimento do valor necessário ou abaixo dele;
Além disso, entrar na Malha Fina pode atrasar o pagamento, exigindo mais tempo para a regularização da situação.
De todo modo, agora você já sabe que a restituição do imposto de renda 2025 começa no fim de maio, com finalização em setembro. Não deixe de consultar regularmente o site da Receita Federal para se informar sobre a sua situação.