Curso 100% EAD será proibido? Entenda as novas regras do Governo Federal

SãO PAULO (SP) — Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal gerou apreensão entre muitos estudantes brasileiros. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) divulgou novas regras para o EAD (Educação a Distância) no Brasil.

Curso 100% EAD será proibido? Entenda as novas regras do Governo Federal. (Imagem: Freepik/Reprodução)

Com a mudança, que já foi autorizada, o Brasil deixará de permitir a oferta de cursos de graduação de forma exclusiva de forma 100% presencial

Com o novo momento, é comum que os estudantes que já realizam cursos de EAD se perguntem sobre como funcionará a continuação do curso.

No entanto, não é preciso se preocupar já que, de acordo com o MEC, as instituições de ensino superior terão dois anos de transição para se adaptar a nova regra.

Segundo o Ministério da Educação, a alteração foi realizada com o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais da educação. 

“O foco do novo marco regulatório é o estudante e a valorização dos professores: a garantia de infraestrutura nos polos, a qualificação do corpo docente, a valorização da interação e mediação para uma formação rica e integral, independentemente da distância física”, afirmou o MEC por meio de comunicado oficial.

Veja os detalhes das novas regras para o EAD no Brasil:

  • As aulas online ao vivo deverão ter um limite máximo de 70 alunos por professor ou mediador;
  • Deverá ser criado um modelo semipresencial, com atividades presenciais físicas e atividades virtuais ao vivo;
  • Os cursos com parte EAD deverão ter mais atividades presenciais e avaliações, com infraestrutura física adequada para atender aos alunos; 
  • Será exigida a presença de salas de coordenação, ambientes de estudo, laboratórios e acesso à internet;
  • Por fim, existirá a necessidade de pelo menos uma avaliação presencial a cada disciplina do currículo do curso;
  • Ela deverá representar a maior parte da nota final;
  • Já o controle de frequência dos estudantes continuará sendo obrigatório.

Nova determinação prevê cursos exclusivamente presenciais:

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida também atinge todos os outros cursos da área de saúde e licenciaturas que agora só poderão ser ofertados de forma presencial ou semipresencial, sem a liberação para EAD.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.