ALERTA! Perfil falso do INSS pode roubar você

Golpistas estão usando um perfil falso do INSS em redes sociais para enganar aposentados e pensionistas. O canal, que simula ser oficial, tem sido usado para aplicar golpes relacionados a reembolsos de descontos associativos indevidos. O próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta público sobre os riscos dessa prática fraudulenta.

ALERTA! Perfil falso do INSS pode roubar você. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo matéria do Jornal Nacional, esse perfil falso do INSS se apresenta com nome semelhante ao do órgão oficial e utiliza imagens e mensagens copiadas de fontes legítimas, o que pode confundir quem está buscando resolver pendências relacionadas aos benefícios. A aparência profissional da página aumenta a credibilidade do golpe, atraindo vítimas com promessas de atendimento facilitado e liberação rápida de valores.

Como funciona o golpe do perfil falso do INSS?

O perfil fraudulento induz os usuários a fornecerem dados pessoais como CPF, senhas, fotos de documentos e até informações bancárias. A tática dos golpistas é se aproveitar da insegurança dos beneficiários que sofreram descontos não autorizados em seus pagamentos e que buscam ressarcimento imediato.

Com esses dados em mãos, os criminosos podem acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS e até realizar contratações de empréstimos consignados em nome das vítimas, o que pode gerar graves prejuízos financeiros.

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, traz detalhes sobre famosa que foi vítima de golpe no WhatsApp.

O que diz o INSS?

O Instituto reforça que não realiza atendimentos por redes sociais e que nunca solicita envio de documentos, senhas ou informações bancárias por esses meios. Qualquer abordagem que ofereça facilidades fora dos canais oficiais deve ser considerada suspeita.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, é essencial que a população esteja atenta e não aceite promessas de soluções imediatas por canais não verificados. “Infelizmente, em momentos de fragilidade, criminosos se aproveitam da dor e da angústia dos nossos aposentados para aplicar golpes”, afirmou ele em entrevista.