Idosos do INSS são convocados para recuperação de valores roubados

Desde a última quarta-feira (14), Idosos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), podem reivindicar ressarcimento de descontos indevidos em seus benefícios.

Facilitando o processo de recuperação, os prejudicados podem usar o aplicativo “Meu INSS” ou a “Central de Atendimento 135”. Não deixe de conferir, pois, os aposentados e pensionistas agora têm a chance de identificarem cobranças não autorizadas.

Em uma semana, mais de 1,5 milhão de beneficiários do INSS já contestaram seus extratos, refletindo o alto impacto da fraude.

Há uma estimativa de que o valor total desviado atinja R$ 6,3 bilhões desde 2019.

Uma fila com cinco Idosos do INSS esperando para serem atendidos em um dia frio
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Como funciona o processo de ressarcimento para idosos do INSS?

Para iniciar a contestação de qualquer desconto não autorizado, o segurado deve acessar o aplicativo “Meu INSS com seu CPF e senha.

Dentro do app, é possível ver os descontos registrados e indicar se aprovou ou não a transação. Caso não reconheça o débito, o sistema emite um aviso à associação responsável.

Então, há um prazo de 15 dias úteis para que as associações comprovem a autorização dos descontos.

🕵️‍♂️ Se não houver comprovação, uma nova janela de 15 dias é aberta para devolução do valor ao INSS. O órgão, em seguida, faz o repasse aos beneficiários de forma segura.

Este procedimento assegura que os idosos do INSS recebam o que lhes pertence, sem riscos adicionais à sua segurança financeira.


O que esperar após o pedido?

Depois que você fizer sua solicitação do reembolso, os segurados devem monitorar o progresso pelo “Meu INSS” ou pela “Central 135”.

Se a entidade não responder a tempo, o INSS instruirá os beneficiários sobre os próximos passos. Isso, aliás, pode incluir possíveis medidas legais para assegurar os direitos dos segurados.

Durante esse período, é fundamental que os idosos do INSS permaneçam atentos a suas contas e verifiquem regularmente os extratos de pagamento.

A campanha de ressarcimento enfatiza a importância de utilizar apenas os canais oficiais de comunicação do INSS.


Prevenção contra fraudes ainda preocupa INSS

Desde quando iniciou a campanha, o INSS alerta beneficiários sobre possíveis golpes visando explorar esta situação.

O instituto enfatiza que solicitações de reembolso não são feitas por ligações ou mensagens de texto. Ou seja, todas as notificações ocorrem apenas pelos canais oficiais, como o aplicativo “Meu INSS” ─ e que são seguros para transações.

Em um momento delicado, o alerta é para que os beneficiários protejam os seus dados pessoais. Com isso, desconfie de contatos suspeitos, e verifique sempre suas informações diretamente nos portais autorizados.

 

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.