Taxistas e Motoristas de app podem ser ISENTOS da tarifa de estacionamento; confira projeto

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Câmara dos Deputados analisa proposta que pode deixar taxistas e motoristas de app isentos da tarifa de estacionamento. A liberação do pagamento poderá ser adotada pela prefeitura ou ainda impor um limite para a concessão. Entenda melhor o projeto e descubra o andamento do processo.

Taxistas e Motoristas de app podem ser ISENTOS da tarifa de estacionamento;
confira projeto
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Projeto de Lei 414/25 já está em análise na Câmara dos Deputados e pode deixar taxistas e motoristas de app isentos da tarifa de estacionamento. A medida seria válida em todo o país, porém, caberia aos prefeitos aceitarem ou não a sua aplicação. Entenda agora o texto que altera o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Taxistas e motoristas de app isentos da tarifa de estacionamento

  • O objetivo do texto é reduzir os gastos de quem trabalha como motorista.
  • A isenção, se aprovada, será válida para estacionamentos rotativos de todo o país.
  • Porém, apesar da aplicação nacional, ela só será adotada se a prefeitura local aceitar.

“Pela proposta, a isenção não será taxativa. A prefeitura, conforme a conveniência e a realidade local, poderá conceder o benefício ou impor tempo limite”, explicou o autor, deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), de acordo com a Agência Câmara de Notícias.

É bom lembrar que o estacionamento rotativo é uma prática permitida em todo o país, que gera renda para quem empreende com ele.

“É fato que esse modelo de estacionamento rotativo pago democratiza o uso do espaço público. No entanto, é necessário permitir que certos veículos possam estacionar gratuitamente ou com condições especiais”, acrescentou o parlamentar.

O projeto já tramita em caráter conclusivo, porém, ainda deve ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa da aprovação na Câmara e no Senado.

Lila Cunha, especialista do FDR, explica como os idosos podem ser isentos da taxa de estacionamento também.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.