Quem não gosta de um doce após o almoço? Apesar disso, muitos acabam se controlando para não engordar. Agora, uma notícia pode aliviar o coração dos consumidores: o consumo moderado do chocolate amargo está associado a benefícios para a saúde! Entenda.
Imagem: Reprodução
Segundo o jornal O Globo, um novo estudo, publicado na revista científica European Journal of Preventive Cardiology, o chocolate tem uma nova vantagem no alimento para a saúde: ajudar no controle da hipertensão.
Além do chocolate amargo, o chá também possui um efeito cardiovascular suficiente para rivalizar com os medicamentos indicados para o tratamento.
Veja as vantagens do chocolate amargo para a saúde dos seus consumidores
-
O estudo analisou 145 ensaios clínicos randomizados (padrão ouro da pesquisa médica) e envolveu mais de 5 mil participantes;
-
Foram avaliados alimentos ricos em flavan-3-ol versus placebo. Exemplos: chá verde e preto, chocolate amargo, maçãs e uvas;
-
Os resultados apresentados foram a redução da pressão arterial semelhante à de medicamentos: até 6 mmHg na pressão sistólica e até 3 mmHg na pressão diastólica;
-
Melhora da função dos vasos sanguíneos, medida pela dilatação mediada por fluxo (FMD): aumento médio de 2% na FMD → equivalente a redução de 20% no risco cardiovascular.
-
O chocolate tem efeitos comparáveis aos de remédios para hipertensão, especialmente em pessoas com pressão alta;
-
Apresenta eficácia menor em pessoas com pressão normal, o que também ocorre com medicamentos. Compostos isolados (ex.: epicatequina, EGCG) tiveram menos efeito do que os alimentos integrais.
Doses usadas nos estudos
-
Chocolate amargo (75% cacau): cerca de 56 g por dia;
-
Chá (verde ou preto): cerca de 700 ml por dia (~3 xícaras);
-
Maçã: cerca de 340 g por dia (~2 maçãs médias);
-
Dose média de flavonoides totais: 586 mg por dia.
Apenas 0,4% relataram efeitos colaterais leves (dor de cabeça ou estômago).
Fiscalização bateu na porta! Loja famosa é fechada e chocolates apreendidos; veja o motivo
Segundo a especialista Yasmin Souza, apesar de fazer bem para a saúde, também é necessário ficar de olho. Em abril, uma operação recente do Procon em Guarulhos resultou na apreensão de diversos produtos fora da validade em uma unidade da Cacau Show.
Os chocolates apreendidos estavam sendo vendidos normalmente dentro da loja, que funcionava no interior de um hipermercado localizado na avenida Paulo Faccini. O caso veio à tona após uma consumidora denunciar irregularidades durante uma compra no local.