O Imposto de Renda 2025 está chegando ao seu prazo final, e a Receita Federal reforça a necessidade de atenção dos contribuintes para evitar contratempos. A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2024 deve ser feita até o dia 30 de maio, às 23h59min59s. Até o momento, mais de 25 milhões de brasileiros já enviaram suas declarações, mas ainda falta um grande volume para alcançar a meta estimada de 46,2 milhões.
agir rápido; prazo está acabando. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
No contexto do Imposto de Renda 2025, um destaque é a crescente adoção da declaração pré-preenchida, que tem facilitado bastante o processo para muitos contribuintes. Esse recurso, oferecido pela Receita Federal, tem ganhado popularidade e ajudado a acelerar a entrega dos documentos.
Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025
A declaração pré-preenchida está disponível para aqueles que possuem conta gov.br nos níveis prata ou ouro, trazendo informações já carregadas diretamente do sistema da Receita. Isso reduz erros e agiliza o envio. Até agora, quase metade das declarações foram submetidas dessa forma, um recorde histórico para o modelo.
Esse avanço tecnológico também traz benefícios na hora da restituição, pois quem utiliza essa modalidade, além de indicar uma chave Pix vinculada ao CPF, tem prioridade no recebimento dos valores. Entre os grupos com preferência no pagamento estão idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores.
O primeiro lote da restituição será pago já no dia 30 de maio, logo após o encerramento do prazo de entrega, com mais quatro pagamentos previstos até setembro.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, ensina a emitir sua declaração pré-preenchida para otimizar o seu tempo.
Prazo final
Com o prazo se encerrando rapidamente, quem ainda não declarou deve reunir toda a documentação necessária e aproveitar as facilidades oferecidas para fazer a declaração o quanto antes. A Receita alerta que o atraso pode acarretar multas e complicações futuras.
Para garantir um processo tranquilo, é recomendável verificar todos os dados com atenção, utilizar o sistema pré-preenchido se possível e informar corretamente a chave Pix para agilizar a restituição, caso tenha direito.
Ficar atento a essas orientações pode fazer toda a diferença para cumprir a obrigação fiscal dentro do prazo e garantir o retorno do imposto sem atrasos.