Nem McDonalds, nem Burger King: a maior rede de fast food do mundo chega ao Brasil

Você sabe qual é a maior rede de fast food do mundo? Se você respondeu a essa pergunta com “McDonalds” ou “Burger King”, sinto muito, mas você está enganado. A maior rede de fast food do mundo é a Mixue Ice Cream & Tea, uma gigante chinesa. Agora, a marca está se preparando para entrar no mercado brasileiro. 

Nem McDonalds, nem Burger King: a maior rede de fast food do mundo chega ao Brasil
Imagem: Reprodução

 

Segundo as informações da Terra, a empresa anunciou um investimento de R$2,3 bilhões de reais no Brasil. A expectativa é criar até 25 mil empregos até 2030. 

O investimento faz parte de uma estratégia global de crescimento da marca chinesa. 

Conheça a maior rede de fast food do mundo

O estudante universitário Zhang Hongchao, na época com 21 anos, teve a ideia de abrir uma barraca de doces com o dinheiro da avó e uma carrinho de raspadinhas de gelo na China em 1997. Dois anos depois, Zhang abriu a primeira loja Mixue Bingcheng com uma linha de produtos mais diversa: incluindo desde limonada a milkshakes. As informações são da Forbes. 

A Mixue superou a McDonald’s e o Starbucks em número de unidades globais. Isso foi possível graças a um modelo de franquias eficiente:

  • A maioria das lojas é operada por franqueados;

  • Franqueados compram insumos e equipamentos diretamente da empresa;

  • A Mixue evita custos de abertura e operação das unidades.

Desde 2007, a empresa investe em fábricas e logística próprias. Isso permite oferecer produtos de qualidade com preços baixos. Em 2023, a Mixue já contava com 26 armazéns na China. Essa estrutura cobre logisticamente mais de 90% das unidades no país.

A Mixue anunciou investimento de R$ 3,2 bilhões no Brasil. A marca entra no país com cardápio simples e preços acessíveis, mirando o público jovem. Ela representa desafio direto para redes de fast food já consolidadas.

A Mixue tem um plano sólido para crescer na América Latina. A combinação de:

  • Preço acessível;

  • Qualidade dos produtos,

  • Franquias eficientes,

coloca a marca como uma forte concorrente no setor.

A atuação da rede ainda pode servir de modelo para outras empresas: com foco em logística, estratégias locais de oferta e crescimento com controle de custos.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).