O que fazer se houver desconto indevido no seu benefício do INSS?

Nesta semana, muitos beneficiários aprenderam o que fazer se houve desconto indevido no seu benefício do INSS. Mas se você identificou ou não sabe nem verificar, não deixe de conferir este artigo.

A seguir, não apenas explicamos como verificar a cobrança indevida. Você também vai aprender a solicitar o reembolso e quais canais usar para resolver a situação com segurança.


Como saber se houve desconto indevido no seu benefício do INSS?

Entre março de 2020 e março de 2025, quase 10 milhões de beneficiários sofreram cobranças indevidas de mensalidades associativas. O levantamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), veio acompanhada de uma solução.

Assim, desde a última terça-feira (13), milhões de beneficiários receberam uma notificação no aplicativo Meu INSS. Ela continha o seguinte conteúdo:

“Aviso importante para você

Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”.

Os notificados, portanto, devem verificar as atualizações no aplicativo Meu INSS, e fazer o login com seu CPF e senha.

Uma senhora preocupada, ela fala ao telefone após ter desconto indevido no seu benefício do INSS
O que fazer se houver desconto indevido no seu benefício do INSS? ─ Imagem: Geração/FDR
  • Em seguida, toque em “Atualização de benefício”;
  • Entre na opção “Mensalidade Associativa”;
  • Agora, verifique se houve descontos indevidos;
  • Se não houve autorização para o débito do recurso, basta clicar nesta opção.

Você vai ver uma mensagem na tela informando sobre o sucesso do pedido. Para ver o andamento do pedido, basta usar os canais de atendimentos do INSS.

Além disso, você consegue realizar o processo pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Quais são os prazos para receber a devolução?

Depois que você fizer o seu pedido de devolução, é necessário se atentar às seguintes datas:

  • A entidade terá 15 dias úteis para comprovar que o desconto foi autorizado;
  • Se não comprovar, terá mais 15 dias úteis para devolver os valores ao INSS;
  • O INSS repassará o valor ao beneficiário, corrigido pela inflação.

O valor será depositado diretamente na conta onde o benefício é pago, sem necessidade de apresentar documentos adicionais.

Como evitar golpes? Use apenas canais oficiais

O INSS também vem intensificando os avisos em relação a fraudes neste momento de devolução dos valores descontados indevidamente. Então, para segurança, nunca informe dados fora dos canais oficiais:

  1. Site ou aplicativo Meu INSS
  2. Telefone 135

Desconfie de mensagens, e-mails ou ligações pedindo seus dados pessoais, uma vez que, o próprio instituto destacou que não usará este meio de contato.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.