Sofreu com descontos indevidos no seu benefício do INSS? Descubra o que fazer

Você sofreu com descontos indevidos no seu benefício? Na última terça-feira (13/05), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar os segurados que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. Agora, os aposentados e pensionistas querem saber: o que fazer se tiver sofrido com descontos em associações sem a minha permissão? 

Sofreu com descontos indevidos no seu benefício do INSS? Descubra o que fazer
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o Valor Investe, as vítimas dos débitos associativos não autorizados já podem solicitar o ressarcimento. O órgão disponibilizou a opção nesta quarta-feira (14/05) através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

No entanto, não estranhe se você não foi notificado pela previdência social: nem todos os beneficiários tiveram descontos na mensalidade associativa. Entre os 46 milhões de segurados, mais de 27 milhões não foram afetados pelos descontos indevidos. 

Como pedir o ressarcimento dos descontos do INSS?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);

  • Informe seu CPF e senha para fazer o login;

  • No campo “Do que você precisa?”, digite: “Consultar descontos de entidades”;

  • Caso existam descontos registrados, marque se foram ou não autorizados por você;

  • Preencha com seu e-mail e telefone de contato;

  • Marque a opção declarando que os dados informados são verdadeiros;

  • Clique no botão “Enviar Declarações”;

  • Aguarde a resposta: as entidades terão até 15 dias para analisar e responder.

Lula faz pronunciamento sobre o reembolso COMPLETO para vítimas da fraude do INSS

A descoberta da fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que gerou um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões no órgão federal tem mobilizado diversos representantes do Governo Lula. Segundo a especialista Daniele Gomes, nesta semana, o presidente se pronunciou sobre o caso. 

Por meio de comunicado oficial, o presidente Lula afirmou que nenhum dos aposentados ou pensionistas que sofreram com descontos irregulares será prejudicado. 

Além disso, o presidente determinou que, além da investigação rigorosa sobre o caso, o INSS realize a restituição de valores para os cidadãos. O pagamento será realizado já a partir desse mês para milhões de aposentados e pensionistas.

“As vítimas não serão prejudicadas. Quem vai ser prejudicado são aqueles que um dia ousaram explorar o aposentado e o pensionista brasileiro, criando entidades e fazendo promessas possivelmente nunca cumpridas para esse povo”, afirmou o presidente por meio de comunicado oficial

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).