Nova função para aparelhos Android vai BLOQUEAR golpes e fraudes; veja como ativar

SãO PAULO (SP) — O aumento dos golpes e fraudes online tem chamado a atenção inclusive das empresas responsáveis por desenvolver os sistemas operacionais dos smartphones. Com o objetivo de ampliar a proteção dos usuários, os aparelhos Android passarão a contar com novas funções para bloquear golpes e fraudes.

Nova função para aparelhos Android vai BLOQUEAR golpes e fraudes; veja como ativar. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A novidade foi anunciada recentemente pelo Google e conta, inclusive, com o uso de inteligência artificial para ampliar a proteção dos usuários de celulares Android.

As medidas devem atingir diversas funções dos aparelhos, desde a ferramenta de pesquisa até as ligações e mensagens que são recebidas nos aparelhos celulares.

Confira as atualizações de aparelhos Android para bloquear golpes e fraudes:

  • A principal novidade está no uso de inteligência artificial para identificar páginas que podem ter sido criadas por criminosos;
  • Ao identificar que as páginas poderão trazer riscos para o usuário, ele irá emitir um alerta;
  • A precaução também irá ser aplicada em ligações e mensagens que poderão ser identificadas como fraudes;
  • O alerta passa a ser exibido na tela e irá permitir ao usuário decidir se deseja ou não atender a ligação ou receber a mensagem;
  • Além disso, outras travas deverão ser adicionadas nos aparelhos Android;
  • Uma delas é o bloqueio de download de aplicativos durante chamadas;
  • Além disso, não será mais possível compartilhar a tela durante o uso de aplicativos de bancos.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as medidas deverão ajudar a reduzir de forma significativa os golpes que costumam ser aplicados online.

Além disso, também deverão ser reduzidas as fraudes por meio da instalação de vírus nos aparelhos.

Nesse modelo de golpe, ao realizar o download de um aplicativo não autorizado, o cidadão acaba aumentando o risco já que o vírus é capaz de infectar o celular e, em alguns casos, realizar transferências ou até mesmo limpar a conta bancária existente no celular.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.