Como contestar descontos associativos no INSS: segurados já estão sendo notificados

Você já sabe Como contestar descontos associativos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? O instituto notificou, desde o dia 13 de maio, milhões de aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos associativos indevidos em seus benefícios.

Como já destacamos por aqui, os beneficiários recebem as notificações por meio do aplicativo Meu INSS e da Central 135. Por estes mesmos canais é possível realizar a contestação dessas cobranças.

Uma moça fala ao telefone para saber como contestar descontos associativos no INSS
Como contestar descontos associativos no INSS ─ Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/FDR

Agora, os aposentados e pensionistas podem acessar o aplicativo ou contato telefônico oficial para checar os detalhes dos descontos.

Estes canais informam as associações responsáveis pelos débitos e o período dos mesmos. Além de ser gratuito, o processo é direto e inteiramente digital.


Como contestar descontos associativos no INSS?

Primeiramente, você precisa assegurar que tem uma conexão estável com internet. Dessa forma, bastas seguir alguns passos:

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS no seu dispositivo ou acesse-o pelo computador;
  2. Clique no ícone do sininho no canto superior direito da tela para acessar notificações;
  3. Verifique as notificações de possíveis descontos não autorizados;
  4. Caso não reconheça os descontos, contate a Central 135 para iniciar o processo de contestação.

Após a contestação, as entidades responsáveis pelos descontos contestados têm 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a autorização.

Contudo, se não tiverem uma forma de comprovar, será necessário reembolsar o INSS, que repassará os valores aos beneficiários.


O INSS se preocupa com novas fraudes

Durante este período de contato com os beneficiários, o INSS também alerta para que aposentados e pensionistas usem apenas os canais oficiais.

Desse modo, o órgão reforçou que não usa SMS, WhatsApp ou chamadas para tratar reembolsos. Somente canais oficiais deverão ser utilizados, e a instituição não pede detalhes de dados sensíveis.

Com muitos beneficiários sendo notificados, é essencial seguir corretamente os procedimentos para identificar e corrigir os descontos indevidos.

As medidas do órgão visam proteger os beneficiários contra cobranças não autorizadas. De todo modo, se você foi vítima, pelo menos, já sabe como contestar descontos associativos no INSS.

Então, não deixe de acompanhar as notificações exclusivamente pelo aplicativo oficial MEU INSS para receber os valores aos quais você tem direito.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.