Atenção, consumidores: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu uma marca famosa de shampoo nos supermercados brasileiros. Entenda o motivo.

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Segundo a Tribuna de Minas, a marca Titânia Indústria de Cosméticos Ltda e Ecco Brasil Ecological Cosmetics LTDA foi banida pela Anvisa.
Qual produto foi proibido pela Anvisa no mercado brasileiro?
A vigilância sanitária tem o objetivo de promover a proteção da saúde da população. Por isso, é realizado um controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços que são submetidos à agência.
Por isso, neste ano, a Anvisa vetou a produção, comercialização e distribuição dos seguintes produtos no país:
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Azeite Serrano;
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Azeite Cordilheira;
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O lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia;
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Fórmula infantil Nutramigen LGG, fabricada pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition;
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The First Shampoo 2.0 Sweet Professional;
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Shampoo Erva Doce Álcool (5L) da Ecco Brasil;
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Condicionador Ecco (5L) da Ecco Brasil que não atendeu às exigências de registro;
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Sabonete Líquido Erva Doce (5L) também da Ecco Brasil;
- Creme detal “Clean Mint” da Colgate.
Como consultar se um produto é aprovado pela Anvisa?
Os consumidores podem fazer consultas direto no site da Anvisa.
A consulta pode ser feita com os dados obrigatórios do produto, como: nome do produto, número do processo de regularização do produto ou número do CNPJ da empresa titular do produto.
Veja o passo a passo:
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Verifique o número do lote impresso no rótulo do produto;
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Confira os códigos de barras. Exemplo: 300871239418 ou 300871239456;
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Confirme a data de validade.
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No resultado, será apresentada a situação do produto, que pode estar:
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Ativo: regularizado na Anvisa, sendo permitida sua fabricação, importação e comercialização.
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Inativo: o produto não está mais regularizado, sendo proibida sua fabricação e importação.
Como substituir o produto proibido pela Anvisa?
Segundo a especialista Yasmin Souza, caso você encontre algum dos produtos vetados pela Anvisa, será necessário denunciar a irregularidade da venda.
Para substituir uma marca por outra aprovada, o consumidor deve estudar e procurar com cuidado as marcas no supermercado, além de olhar a validade do produto.
Outras informações estão disponíveis no FDR.