O Banco Central revelou que existem R$ 9,1 bilhões em valores esquecidos de brasileiros, em contas de diversas instituições financeiras. O resgate, no entanto, está disponível para pessoas físicas, jurídicas e herdeiros de falecidos.
São valores que resultam de depósitos, tarifas e outras transações mal concluídas. E com a finalidade de ajudar o povo a receber esse dinheiro esquecido, o governo criou o sistema Valores a Receber (SVR).
Inicialmente, havia um prazo inicial para resgate até 16 de outubro de 2024. Mas não há mais um limite para reaver os recursos.
Para acessar as informações sobre os valores, é necessário ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. O site oficial do Banco Central é a única plataforma válida para consultas.
O que é o Sistema de Valores a Receber?
O Sistema Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central, que visa simplificar o acesso a qualquer dinheiro que ficaou parado em contas bancárias, consórcios e outras instituições.
Ao acessar a plataforma, usuários devem fornecer CPF e data de nascimento ou CNPJ, dependendo se são pessoas físicas ou jurídicas.
Aliás, herdeiros que buscam valores de falecidos precisam completar um termo de responsabilidade previamente.
Para realizar a consulta e o resgate, também será necessário ter uma chave PIX.
Se não possui uma chave, é preciso registrar uma antes de iniciar o processo. Outra opção, é entrar em contato com a instituição financeira para negociar uma forma de recebimento.
Como consultar e resgatar seus valores esquecidos?
O processo de consulta dos valores esquecidos é simples direto. Visite o site do SVR e clique em “Consulte valores a receber”.
Em seguida, informe o CPF e a data de nascimento para pessoas físicas, ou o CNPJ e a data de abertura para empresas. Após verificar a existência de valores, clique em “Acessar o SVR“.
Realize o login usando sua conta gov.br nível prata ou ouro. Se não tiver uma, registre-se e complete a verificação em duas etapas. Agora selecione a chave PIX para concluir a solicitação de devolução.
Viu como é simples? Não deixe de fazer sua consulta e descubra se você faz parte dos beneficiados por esse sistema.