Pessoas com fibromialgia podem receber benefícios do INSS; saiba mais

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Pouca gente sabe, mas as pessoas com fibromialgia têm benefícios do INSS assegurados. Assim a saúde desses trabalhadores é assegurada e eles podem se afastar do trabalho. A cantora pop internacional Lady Gaga é uma das milhares de pessoas que convivem com a doença. Descubra quais os requisitos para este público e como solicitar o benefício.

A enfermidade é uma doença caracterizada pela cor muscular generalizada, crônica e sem apresentação de inflamação local, de acordo com a Sociedade Brasileira de Fibromialgia. Muitos portadores não sabem, mas as pessoas com fibromialgia têm direito a benefícios do INSS.

No da 12 de maio foi comemorado o dia nacional de conscientização à fibromialgia. Além das doeres, que já prejudicam a qualidade de vida, os enfermos também lidam com outros sintomas, como o cansaço e sono não reparador.

Além disso, a doença também pode vir acompanhada de distúrbios de humos, ansiedade e depressão.

Benefícios do INSS para pessoas com fibromialgia

O Código Internacional de Doenças (CID) utilizado para classificar a fibromialgia é o M79.7. Ele deve aparecer em todos os laudos que o segurado apresentados ao INSS. O Benefício por Incapacidade Temporária é voltado aos segurados que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias.

Para conseguir o auxílio-doença, como era chamado antigamente, é necessário ter contribuído com a Previdência por pelos últimos 12 meses antes do período de incapacidade.

Como pedir o auxílio-doença?

O segurado pode escolher se fará o pedido pelo Meu INSS ou pela central de atendimento 135; pela internet é só seguir os passos abaixo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela;
  • Informe os dados necessários para concluir seu pedido.

O segurado deve apresentar sua documentação médica, que será submetida a análise documental e assim o período do benefício será definido.

Lila Cunha, especialista do FDR, explica como você pode transformar o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.