Bolsa Família corta benefício de transição: entenda o motivo da mudança

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O MDS anunciou uma mudança no programa social, o BET (Benefício Extraordinário de Transição) vai deixar de ser pago no Bolsa Família. A notícia tem preocupado muitos segurados, que temem receber valores menores. Entenda o cancelamento e se você vai ser afetado.

O BET (Benefício Extraordinário de Transição) começou a ser pago em 2023, já com prazo de “validade”. Agora o Bolsa Família corta o Benefício Extraordinário de Transição a partir de junho. O BET é uma espécie de complementação do valor do benefício das famílias que tiveram redução do valor recebido com a extinção do Auxílio Brasil.

Além de ter uma duração limitada, também ficou definido que o Benefício Extraordinário de Transição seria encerrado se o Bolsa Família ultrapasse o valor repassado até maio de 2023.

Bolsa Família corta Benefício Extraordinário de Transição

  • Das mais de 20 milhões de famílias, cerca de 166 mil recebem o Benefício Extraordinário de Transição, o que representa 0,8% do total de titulares.
  • Em maio ainda tem pagamento do BET, porém a partir de junho o titulares não vão mais contar com o benefício.
  • De acordo com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), responsável pelos pagamentos, o período de 2023 a 2025 foi escolhido por encerrar um ciclo de 24 meses.
  • É justamente esse o período necessário para atualização do Cadastro Único, o que deve ser feito neste ano, sendo assim o benefício não é mais necessário.
  • O MDS afirmou que as famílias que recebiam o BET seguirão no Bolsa Família e terão o benefício calculado a partir da composição familiar.

“O MDS reforça que o fim do BET não implica redução de renda. O novo Bolsa Família oferece valores-base mais elevados e benefícios adicionais, garantindo maior proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade”, explica o MDS.

De acordo com Laura Alvarenga, especialista do FDR, o Bolsa Família vai liberar novos valores em maio.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.