Desde que o presidente Trump assumiu, pela segunda vez, o comando da maior potência do mundo, cresceu a preocupação com uma possível recessão nos Estados Unidos: a crise nos EUA vai afetar o Brasil? O FDR te explica!
Imagem: FDR
Segundo a BBC, o peso da economia americana significa que uma recessão nos Estados Unidos teria impacto global, inclusive no Brasil. “Ainda que não seja nosso cenário base, a recessão nos EUA tem ganhado alguma probabilidade no curto prazo”, disse o economista Gustavo Rostelato.
Brasil pode ser afetado por crise nos EUA?
Bom, primeiro, é preciso entender que a economia americana tem uma forte influência sobre o restante do mundo, e o Brasil não está imune a seus efeitos.
Em caso de recessão nos EUA, o Brasil pode ser afetado de diversas formas:
-
Primeiramente, haveria impacto direto nas exportações: os Estados Unidos são o segundo maior destino dos produtos brasileiros, especialmente manufaturados;
-
Se o consumo americano desacelerar, o comércio exterior brasileiro também será atingido.
-
Além disso, a volatilidade no mercado financeiro tende a aumentar.
-
A recente queda das bolsas americanas provocou desvalorização no Ibovespa e alta do dólar, cenário que pode se intensificar caso a recessão se confirme.
-
Isso eleva o custo de importações, gera pressão inflacionária e pode dificultar a queda dos juros no Brasil.
Outro ponto relevante é a cadeia produtiva global. As novas tarifas impostas por Trump a países como China e México têm potencial de encarecer produtos e atrapalhar o comércio internacional.
Como consequência, os preços das commodities podem cair, afetando setores-chave da economia brasileira, como o agronegócio e a mineração.
Mesmo indiretamente, os efeitos já são sentidos. A alta do preço do ovo no Brasil, por exemplo, foi influenciada pela gripe aviária nos EUA, que levou à maior demanda americana pelo produto brasileiro.
Por isso, embora o Brasil não esteja em recessão, uma crise nos EUA teria reflexos imediatos por aqui, afetando exportações, inflação, investimentos e o crescimento econômico.
A especialista Yasmin Souza detalha como as tarifas impostas podem afetar na hora da compra de produtos, confira.