Muitos aposentados se veem diante de um novo desafio ao final da carreira: manter a qualidade de vida com uma renda que, muitas vezes, já não acompanha o aumento das despesas do dia a dia. Nesse cenário, buscar formas de obter renda extra se torna uma alternativa valiosa para complementar os ganhos mensais.
A busca por renda extra na aposentadoria não significa necessariamente voltar ao mercado formal de trabalho. Pelo contrário, trata-se de encontrar novas oportunidades que se encaixem no ritmo e nas habilidades de cada pessoa, oferecendo mais independência financeira e a chance de continuar ativo, realizando atividades prazerosas e com propósito.
A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, traz 5 maneiras de economizar dinheiro e ter uma renda extra em 2025.
Renda extra
1. Compartilhe seu conhecimento
Ao longo da vida profissional, você certamente acumulou muita experiência e esse conhecimento pode ser transformado em dinheiro. Dar aulas particulares, cursos rápidos ou mentorias são maneiras eficazes de gerar renda e ainda se manter em contato com outras pessoas. Pode ser sobre matérias escolares, música, culinária, ou até mesmo habilidades práticas como costura, informática ou jardinagem.
2. Venda produtos online
Com a internet, ficou muito mais simples empreender sem sair de casa. É possível abrir uma pequena loja virtual para vender artesanato, roupas, doces, livros usados, entre outros itens. Sites como Enjoei, Shopee e Mercado Livre ajudam a alcançar clientes de todo o país, e redes sociais como o Instagram também podem ser ótimas vitrines.
3. Preste consultorias ou serviços por conta própria
Se você tem formação em alguma área técnica ou acadêmica, pode oferecer consultorias a pequenas empresas ou profissionais que estejam começando. Também há plataformas digitais que conectam freelancers a oportunidades em diversas áreas, como revisão de textos, tradução, contabilidade, artes visuais ou organização de documentos.
4. Invista em um negócio próprio
Abrir um negócio na aposentadoria é uma escolha cada vez mais comum. Seja com um pequeno comércio em casa, uma franquia ou mesmo um food truck, o importante é alinhar a ideia com suas preferências e disponibilidade. Há instituições que oferecem cursos gratuitos de empreendedorismo voltados para pessoas com mais de 60 anos, o que pode ser um bom ponto de partida.
5. Cuide de pets ou pessoas
Muitos tutores precisam de ajuda para cuidar de seus animais durante viagens ou mesmo no dia a dia. Oferecer serviços como pet sitter (babá de pets), passeador ou cuidador pode ser uma forma prazerosa e flexível de conseguir uma renda extra. Outra possibilidade é oferecer acompanhamento a idosos com mais limitações, ajudando com tarefas simples e garantindo companhia.