Você sabia? Nova lei do para-brisa pode fazer cidadãos se darem mal

A regra que é praticamente uma nova lei do para-brisa, vale para a Verificação Técnica Veicular (VTV) na Argentina.

Até porque, no momento de levar o carro para a revisão, é comum se atentar para pontos como cinto, extintor, lanternas, e muitos se esquecem do para-brisa.

Um carro que atende à nova lei do para-brisa
Nova lei do para-brisa pode fazer cidadãos se darem mal ─ Imagem: Geração/FDR

Mesmo que os outros pontos estejam regulares, qualquer dano no para-brisa, por menor que seja, pode levar à reprovação do veículo. A decisão, no entanto, é o resultado de uma tentativa de aumentar a segurança nas vias públicas.

Por isso, os motoristas devem estar atentos ao estado do para-brisa. Vale considerar também que danos podem comprometer a visão, impactando a segurança de todos.

A inspeção, que já começou, ocorre em diversas localidades e é obrigatória para todos os veículos, respeitando as datas que reunimos abaixo.


Mudanças específicas na inspeção

O novo requisito da VTV tornou a inspeção do para-brisa mais rigorosa. Assim, não são tolerados riscos, trincas ou qualquer dano que prejudique a visibilidade do motorista.

É importante ter em mente que as inspeções incluem o exame de todos os componentes da porção frontal do veículo.

A lista de verificações inclui também para-choques e limpadores de para-brisa. O objetivo é reduzir acidentes causados por falhas mecânicas e negligências.

Como a nova lei do para-brisa entra na vida dos motoristas?

Todos os veículos, novos ou antigos, devem seguir as novas diretrizes da VTV.

Veículos com mais de 10 anos exigem inspeção a cada dois anos, enquanto veículos novos realizam a primeira após cinco anos.

A medida, portanto, é um esforço do governo para padronizar a segurança. Agora, aliás, os motoristas podem realizar a inspeção em oficinas particulares habilitadas, dispensando centros estatais.


O que acontece se não andar na conformidade?

Andar com o para-brisa em mau estado pode resultar em multa e retenção do veículo. A VTV exige assim, que motoristas regularizem o estado do para-brisa antes do agendamento.

Os veículos que falharem têm 60 dias para corrigir os problemas e passar por nova revisão. As autoridades intensificaram as fiscalizações para garantir veículos em condições seguras.

Com a implementação já ativa, é vital que os motoristas cumpram todos os requisitos para garantir aprovação na VTV. A nova lei do para-brisa é um dos principais focos para garantir um trânsito mais seguro.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.