VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Estudantes vão concorrer a 36.346 vagas em cursos técnicos e especializações técnicas. O vestibulinho das Etecs tem oportunidades nas unidades de todo o estado de São Paulo. As inscrições estão abertas até 10 de junho; veja como concorrer.
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Inscrições abertas para o vestibulinho das Etecs, que tem vagas em cursos técnicos e especializações técnicas. São 36.346 vagas presenciais e online, distribuídas entre todas as unidades do estado de São Paulo. Essa é a sua chance de ter qualificação técnica gratuita.
Além das vagas regulares, os estudantes também concorrem às vagas remanescentes do segundo módulo.
Vestibulinho das Etecs
Confira as modalidades disponíveis nessa seleção:
Cursos técnicos
Com opções nas modalidades presencial, semipresencial e online (EaD); os candidatos devem:
- Ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente;
- Apresentar documentação que comprove a conclusão ou a matrícula.
Especialização Técnica
Também nas modalidades presencial ou online, destinadas aos estudantes que:
- Concluíram o ensino médio;
- Estudaram integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização.
Vagas remanescentes
As vagas são disponibilizadas de acordo com a disponibilidade das unidades, sendo disponível nos seguintes cursos técnicos:
- Automação Industrial,
- Edificações,
- Finanças,
- Informática,
- Manutenção e Suporte em Informática (presencial e 20% Online),
- Marketing (presencial e 20% online),
- Mecatrônica,
- Técnico em Edificações (20% online),
- Transações Imobiliárias (presencial e EAD).
Nesse caso é necessário estar cursando a terceira série do ensino médio e comprovar experiência profissional na área do curso desejado.
A relação com as unidades, cursos e vagas pode ser consultada no site oficial do Vestibulinho das Etecs.
Inscrições no Vestibulinho das Etecs
Os estudantes têm até 10 de junho para se inscreverem pelo site do vestibulinho, preenchendo a inscrição e respondendo ao questionário socioeconômico. A taxa de inscrição é de R$ 30, podendo ser paga até 11 de junho e as provas serão aplicadas no dia 6 de julho, às 13h30.
Se o estudante não tiver acesso à internet poderá procurar uma das unidades da Etec para usarem os computadores e assim garantirem a participação no processo seletivo.
Candidatos que precisarem de condições especiais por causa de deficiências poderão solicitar o atendo especializado durante a inscrição. Mas, devem enviar através da Área do Candidato, laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade.
“O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deve informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não forneça a informação nesse momento, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente”, informa o Centro.
Inclusão social
O vestibulinho conta com um Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza. Com ele os estudantes recebem um acréscimo em suas notas finais:
- 3% a estudantes afrodescendentes
- 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental
- 13% de bônus para quem atende aos dois requisitos.
Os candidatos devem acessar a portaria para conferirem se têm direito à pontuação extra.