Agora você pode parcelar suas compras com o Pix: descubra como funciona

O Banco Central do Brasil recentemente anunciou mudanças significativas, incluindo a possibilidade de parcelar suas compras com o Pix. Muitas dessas novidades, aliás, entraram em vigor durante 2024.

Entre as mudanças, o Banco Central (BC), busca implementar medidas que reforçam a segurança e ampliam a praticidade da ferramenta. A instituição ainda estuda novas possibilidades de usos, como na garantia de empréstimo.

Além disso, usuários já usufruem de medidas para reduzir fraudes. Outra inovação de destaque, inclui o “Pix Automático”, que facilita pagamentos recorrentes como contas mensais.

Tantos recursos devem aumentar a eficiência no uso da plataforma, solidificando o Pix como principal meio de transações no Brasil.

Um rapaz no restaurante com seu smartphone na mão pronto para parcelar suas compras com o Pix
Agora você pode parcelar suas compras com o Pix ─ Imagem: Geração/FDR

Pagamento de boletos via Pix: o que mudou?

Recentemente anunciadas, as novas regras geraram dúvidas entre usuários, muitos dos quais pensaram que o pagamento de boletos via Pix seria encerrado.

No entanto, o Banco Central confirmou que a funcionalidade continuará ativa.

Com isso, os clientes de diferentes bancos têm mais comodidade e agilidade para realizar pagamentos de diferentes contas.

E as novidades de segurança do PIX?

Para reforçar as defesas contra fraudes, o Banco Central implementou uma medida, em novembro de 2024, que limita o número de transações em dispositivos sem cadastro prévio.

Com isso, o cadastramento de dispositivos é obrigatório para realizar operações superiores a R$ 200 e para fazer mais de 5 operações no dia.

Ou seja, usuários só poderão efetuar grandes transações após registrarem seus aparelhos, minimizando roubos de dados e uso indevido de dispositivos não autorizados.


O parcelamento de compras com o PIX e o reembolso mais ágil

Uma das inovações em destaque em 2025, sem dúvida, é a introdução do “Pix Parcelado“. Ela permite que os consumidores parcelem suas compras com este meio de transferência instantânea.

O incremento, portanto, torna a experiência de compra mais flexível, fornecendo uma alternativa prática ao cartão de crédito.

Também já é possível usufruir do novo sistema de reembolso. Em caso de transferências erradas, os usuários podem solicitar ou liberar o estorno por meio do próprio aplicativo do banco ─ o que reduziu a burocracia em torno do processo.


Mias mudanças, agora para 2026

Em 2025,  o “Pix Automático” é uma das implementações mais recentes, o que simplifica pagamentos recorrentes.

Com esta função, o banco retira a necessidade de autenticação para cada transação, tornando os pagamentos mais ágeis. Além disso, a função de proximidade está em teste e promete facilitar ainda mais os pagamentos.

No entanto, agora os olhos direcionam a atenção para duas novas possíveis novidades:

  • PIX garantido ─ que uso o PIX como garantia em empréstimos. O que geraria um desconto direto da fonte do cliente, mas também pode reduzir significativamente os juros, e aumentar a segurança em contratações;
  • PIX no prato ─ este é um projeto que estuda substituir cartões como o refeição e alimentação, para o sistema do PIX. Isso tem o potencial de trazer mais comodidade e ampliar o uso do benefício.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.