Pix pode ser utilizado fora do Brasil? Foto viraliza com o pagamento em Pix em Portugal

Lançado em 2020 no Brasil, o Pix é utilizado por milhares de brasileiros no dia a dia na hora de fazer compras, pagamentos ou transferir dinheiro para outra conta. Na última sexta-feira (09/05), uma foto viralizou na rede social com uma placa em um supermercado em Portugal com o anúncio “Aqui, você já pode pagar com o seu Pix do Brasil!”. Isso acendeu uma dúvida na cabeça dos brasileiros: a modalidade de pagamento pode ser feita fora do país? 

Pix pode ser utilizado fora do Brasil? Foto viraliza com o pagamento em Pix em Portugal
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o G1, a rede portuguesa Continente oferece a possibilidade de pagamento por Pix em seis filiais do norte de Portugal. Para utilizar a ferramenta fora do país é simples. É necessário ter conta no Brasil, pagar em real já com a taxa de câmbio e o imposto de 0,38% de IOF incluídos. 

Para utilizar o Pix, é só abrir o app do seu banco, ler o QR Code e aprovar a transação.

O PIX funciona em Portugal?

O PIX passou a ser aceito em Portugal em janeiro de 2025. Isso foi possível graças a uma parceria entre a UNICRE (instituição financeira portuguesa) e a Braza Bank (banco cambial brasileiro com operações em Portugal). A novidade beneficia principalmente:

  • Brasileiros residentes;

  • Turistas brasileiros (mais de 1 milhão visitam Portugal anualmente). 

Como utilizar o Pix em Portugal?

  • Ter conta em um banco, fintech ou plataforma que adote o sistema PIX

  • Registrar uma chave PIX (celular, e-mail, etc.)

  • Solicitar autorização do Banco Central de Portugal

PIX para pagar boletos vai ACABAR? Veja as novidades anunciadas pelo Banco Central

Segundo Jamille Novaes, especialista do FDR, desde novembro do ano passado o Banco Central vem implementando mudanças no PIX para pagar boletos. As novas regras estão mudando a forma como os consumidores fazem os pagamentos.

O Banco Central tem feito mudanças no PIX para pagar boletos, deixando a transação ainda mais rápida. Apesar disso, a intenção é melhorar o sistema, ainda tem gente temendo pelo fim do pagamento instantâneo. Descubra a verdade por trás das novidades do BC.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).