Motoristas devem carregar ESTES 2 documentos se quiserem evitar multa de trânsito

ARAGUARI, MG — A falta de documentos obrigatórios em 2025 pode resultar em multa de trânsito para motoristas em todo o país. É necessário portar a CNH e o CRLV-e para circular dentro da legalidade. A autuação é aplicada quando o condutor não apresenta a habilitação ou o licenciamento eletrônico do veículo. Ambos comprovam que o motorista está apto e que o carro está regularizado.

Motoristas devem carregar ESTES 2 documentos se quiserem evitar multa de trânsito. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A CNH valida o direito de dirigir, enquanto o CRLV-e assegura que o veículo está com o IPVA e demais encargos em dia. Sem esses documentos, o risco de sanção é alto. A ausência de documentos obrigatórios pode gerar multa de trânsito para quem insiste em trafegar sem a devida comprovação de regularidade. Em 2025, o seguro DPVAT segue sem exigência de apresentação.

Apesar da dispensa do DPVAT, a não apresentação da CNH ou do CRLV-e pode resultar em multa de trânsito e outras penalidades. Ambos os documentos continuam obrigatórios nas abordagens. Eles podem ser apresentados tanto na versão digital quanto impressa, desde que estejam atualizados. O objetivo é reforçar a segurança no trânsito e a habilitação adequada dos condutores.

Como regularizar a documentação e evitar multa de trânsito?

Manter a documentação veicular em dia é essencial para evitar multa de trânsito e complicações legais. A regularização depende de etapas simples, mas obrigatórias. O descuido com prazos pode gerar multas e até a apreensão do veículo. Felizmente, muitos procedimentos estão disponíveis de forma digital.

Para evitar multa de trânsito, é essencial que o motorista mantenha toda a documentação do veículo em dia e dentro do prazo legal. A falta de quitação do IPVA ou ausência do CRLV-e pode gerar multas, além da possibilidade de apreensão do veículo.

O pagamento do IPVA é obrigatório todos os anos e pode ser parcelado, dependendo da regulamentação de cada estado. Após a quitação do IPVA e de outras taxas exigidas, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) é emitido. O CRLV-e pode ser acessado em formato digital por meio de aplicativos oficiais, facilitando a apresentação em eventuais fiscalizações.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.