VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Cade anunciou que a Caixa Econômica é investigada por fazer venda casada, ou seja, a compra de um produto acontece apenas quando outros é adquirido. Essa situação estaria acontecendo no financiamento de imóveis. Se a venda for comprovada o banco poderá ser punido. Descubra se você pode ter sido prejudicado.

entenda o caso
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
A Caixa Econômica é investigada por venda casada no financiamento de imóveis. A situação aconteceria quando o comprador era obrigado a contratar um seguro imobiliário no banco. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor a venda casada é ilegal.
Caixa Econômica é investigada por venda casada
- A venda casada acontece quando o consumidor é obrigado a adquirir um segundo produto, por exemplo, quando a contratação do seguro é obrigatória.
- Como a Caixa Econômica Federal é o principal banco a oferecer financiamento imobiliário, inclusive pelo Minha Casa, Minha Vida, é possível que milhares de pessoas tenham sido vítimas.
- De acordo com O Globo, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) considera a venda casada abusiva.
- Além disso, essa prática acaba afetando a livre concorrência ao retirar o direito de o consumidor escolher onde contratará o seguro.
- O processo foi aberto pelo Cade há 4 meses, desde então foram enviadas 4 notificações para a Caixa Econômica Federal.
- Agora, o Cade deve publicar em edital uma quinta notificação onde será definido o prazo de 15 dias para o banco apresentar defesa contra a acusação de venda casada.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre o Minha Casa, Minha Vida – Classe Média.